Homem é preso por porte ilegal de arma em Itatiaia
4 de junho de 2014
Alunos de Volta Redonda recebem premiação pela 9ª edição da Obmep
6 de junho de 2014


Smac e Senar promovem Curso de Olericultura nos bairros Açude e São Sebastião

Curso faz parte das ações do projeto Cidade Bonita Povo Saudável

A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro), promovem o Curso de Olericultura nos bairros Açude e São Sebastião. As inscrições vão até quinta-feira (dia 5) nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros Açude e São Sebastião. O curso terá duração de três meses com início previsto pra o dia 30 de junho de 2014.

O Curso de Olericultura faz parte das ações do Projeto Cidade Bonita Povo Saudável, e tem como objetivo instruir o produtor ou trabalhador rural a implantar os cultivos de olerícolas – hortaliças, verduras e legumes – baseado nos conceitos mais atuais e viáveis economicamente. O Senar oferece cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural que possibilitam a profissionalização do trabalhador rural.  A olericultura objetiva capacitar na produção e no cultivo de hortaliças, verduras e legumes, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são consumidas diretamente.

PROJETO – O objetivo do Projeto Cidade Bonita Povo saudável é trabalhar a educação alimentar e incentivar a alimentação saudável, incluindo a produção caseira de produtos agrícolas como hortaliças, legumes, entre outros. O projeto prevê ainda o aproveitamento de resíduos orgânicos (cascas de frutas e legumes, borra de café, etc) gerados nas residências para o descarte e a produção de adubo que será utilizado no plantio de vegetais. Através da educação alimentar e do conhecimento sobre alimentação e nutrição a população poderá mudar o estilo de vida, aproveitando integralmente os alimentos. Dentre as ações do Projeto Cidade Bonita Povo Saudável estão a distribuição de material didático informativo, palestras e práticas educativas, distribuição de mudas para plantio de hortas caseiras e comunitárias e instrução sobre a utilização do lixo orgânico como adubo para cultivo de hortas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *