Policiais prendem quatro suspeitos de tráfico e um menor é apreendido na Vista Alegre
28 de junho de 2014
Colisão entre carro e moto na estrada Getulândia
30 de junho de 2014


Barra Mansa lembra Dia Nacional do Diabetes

Agentes de saúde orientaram pacientes que aguardavam atendimento nas sala de espera das unidades

A secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira, dia 26, atividades em todas as unidades de saúde para lembrar o Dia Nacional do Diabetes. As ações tiveram o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da doença, além de informar sobre tratamento e cuidados com a alimentação. Na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Saudade, além da distribuição de panfletos com informações sobre a doença,  os agentes de saúde orientaram os pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, 7,6% da população adulta de Barra Mansa é diabética. “Muitas pessoas têm a doença, mas não têm conhecimento. O diabetes é uma doença silenciosa, que aparece sem muito alarde. Por isso, é importante que as pessoas façam exames de saúde periódicos, cuidem da alimentação e pratiquem exercícios físicos regularmente”, explicou a enfermeira Williana Brito.

Ente os sintomas mais comuns do diabetes estão: sede, rápida perda de peso, fome excessiva, cansaço, grande vontade de urinar e visão embaçada. A enfermeira informou que o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de um exame simples, no qual é dosada a quantidade de glicose no sangue. “É importante que esse exame seja feito depois de um jejum de oito a doze horas, para que o valor encontrado seja o mais correto possível”, argumentou Williana.

“Quem já sabe ser diabético, deve tomar sua medicação corretamente, fazer dieta, evitar açúcares e doces, comer verduras, legumes, saladas, cereais, alimentos integrais e não deixar de realizar atividade física. Quem possui qualquer suspeita da doença, deve procurar o atendimento médico o mais breve possível. Todos os postos de saúde da rede municipal estão preparados para prestar atendimento e fornecer orientações necessárias para os pacientes”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *