Polícia Militar ?estoura? cassino em Três Rios
18 de julho de 2014
Ônibus é assaltado e passageiros são saqueados Barra Mansa
20 de julho de 2014


Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros Novaes Foi entregue na quinta-feira

Dentro da programação de aniversário dos 60 anos de emancipação político administrativa de Volta Redonda, na última quinta-feira – dia 17 de julho – o prefeito Antônio Francisco Neto entregou as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros Novaes. A escola, que atendia 115 alunos, recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões e teve sua capacidade aumentada em quase sete vezes, passando a atender 800 estudantes. A unidade atende a educação infantil e ensino fundamental – do maternal 1 até o 5º ano. A antiga unidade que foi totalmente reconstruída.

Para o senhor Mário Robson Calheiros, primo do bispo emérito da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Waldyr Calheiros, a construção desse espaço demonstra a preocupação da administração municipal com a educação publica. “Tenho certeza que meu primo ficaria muito feliz em saber que está sendo homenageado com a construção de uma escola dessa qualidade, num bairro carente”.  Já a presidente da Associação de moradores, Maria das Graças dos Santos, a construção dessa escola é a realização de um sonho. “A ampliação do número de vagas nessa escola é o que precisávamos para atender todas as crianças do bairro. E não ganhamos apenas uma escola, ganhamos a melhor escola que poderia ser construída no bairro. É, realmente, a realização de um sonho”.

O investimento é o maior feito numa unidade escolar pela administração municipal. A nova unidade homenageia a memória do bispo emérito da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Waldyr Calheiros – falecido no final de novembro do ano passado aos 90 anos – que se destacou como ferrenho defensor da justiça social e das causas dos trabalhadores. O bispo católico foi reconhecido internacionalmente pela sua luta contra a ditadura militar, contra a tortura de presos políticos, criticando sempre a violência do regime militar no poder a partir de 1964.  A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, afirmou que a escolha do nome de Dom Waldyr é “uma reverência permanente do povo voltarredondense e representa para os  estudantes um exemplo de ética e cidadania”.

Capacidade ampliada – “Esta escola vai atender os moradores daquela região do Roma, e também pensamos no futuro, nos novos empreendimentos e moradias que estão chegando ao complexo Roma”, destacou o prefeito Neto.  .

 A nova escola terá 16 salas – anteriormente eram cinco – entre outras melhorias. “A escola terá ainda espaços como sala de artes, música, educação física, laboratório de informática, biblioteca, pátio coberto, quadra de esporte, refeitórios para educação infantil e para o ensino fundamental, além de espaços para secretaria, direção, sala de professores e de reunião”, apontou Tetê. Ela lembrou que a chegada de mais investimentos no complexo Roma levou a prefeitura repensar o projeto original, depois que a antiga escola foi destruída por uma tempestade. “O antigo projeto de reconstrução previa as mesmas quatro ou cinco salas de aula, mas com a implantação do programa federal Minha Casa, Minha Vida no bairro Roma, previmos que aumentaria muito a demanda por vagas, justificando o novo projeto”, apontou. A Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros fica na Rua Baobá, 215, no bairro Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *