Policia apreende drogas no bairro Santa Rita de Fátima
1 de setembro de 2014
Colisão entre ônibus deixa cinco feridos no Centro
3 de setembro de 2014


Ceam completa um ano de funcionamento

Durante esse período foram atendidas 106 mulheres e realizados 450 procedimentos

O Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) Maria Aparecida Roseli Miranda completou nesta terça-feira, dia 02, um ano de funcionamento em Barra Mansa. Para celebrar a data, foi realizado um café da manhã na sede da unidade, no Parque da Cidade. Durante o evento, foram apresentados os dados referentes aos atendimentos realizados pelo centro neste período. Estiveram presentes ao café da manhã a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cezar; o secretário de Habitação e Interesse Social, Juarez Magalhães; a deputada estadual Inês Pandeló; entre outros convidados.

Neste primeiro ano, foram atendidas pelo Ceam 106 mulheres em situação de violência doméstica, discriminação e demais violações de direitos relacionadas às questões de gênero, sendo realizados 450 procedimentos. O perfil são mulheres na faixa etária de 20 a 50 anos, sendo que 70% dos casos registrados foram de violência psicológica, com histórico de violência física. Os outros 30% foram de violência sexual e patrimonial, entre outros.

 “Nosso objetivo é fornecer atendimento técnico as mulheres que sofrem violência em consonância com o que é assegurado na Lei Maria da Penha”, frisou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, destacando a importância da denúncia: “É através dela que detectamos quais são os principais problemas e, a partir daí, desenvolvemos ações para combater a violência contra a mulher”.

O Ceam conta com uma equipe formada por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e direito que prestam atendimento no centro. Quando necessário, as mulheres são encaminhadas para as instituições que compõem a rede de proteção, que são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Mulher, 90ª Delegacia de Polícia, Defensoria Pública e Conselho Tutelar. 

 “Nosso compromisso com a mulher é atendê-la quantas vezes for necessário, valorizando e empoderando-a para que ela saia da situação de violência e possa viver com dignidade”, frisou a coordenadora do Ceam, Maria da Penha Silva, que fez questão de agradecer o atendimento do prefeito Jonas Marins ao pedido do movimento de mulheres para a criação do Ceam: “Este é um instrumento muito importante para a mulher e, graças a sensibilidade do Jonas, hoje podemos comemorar um ano de funcionamento”.

Durante o café da manhã também foi apresentado o Dossiê Mulher de 2013. Elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o documento traz informações consolidadas sobre a violência contra a mulher no estado do Rio de Janeiro e traça um diagnóstico dos principais crimes praticados contra a mulher. De acordo com os dados, Barra Mansa registrou no ano passado 480 casos de ameaça de morte, ficando em 20º colocado entre os 92 municípios do estado. Foram registrados 34 casos de estupro (28º colocação); cinco de tentativas de estupro (21º colocação); sete de homicídio doloso (17º colocação) e 440 de lesão corporal dolosa (23º). 

O Ceam funciona no Parque da Cidade, localizado na Rua Prefeito João Chiesse Filho, nº 312, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3328-0765.

Homenagem – O Centro Especializado de Atendimento à Mulher foi nomeado Maria Aparecida Roseli Miranda em homenagem a trabalhadora de 22 anos que foi encontrada morta em fevereiro de 2008, na usina da Votorantim Siderurgia, no bairro Saudade. Cinco anos depois, o crime continua sem solução e o autor não foi identificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *