Vereadores aprovam alteração nas obrigações do SAAE de Barra Mansa
11 de fevereiro de 2015
Volta Redonda vence o Nova Iguaçu por 2 x 1
13 de fevereiro de 2015


Consulados estão tentando encontrar brasileira desaparecida nos Estados Unidos

O Itamaraty está mobilizando as autoridades consulares brasileiras em diversos estados norte-americanos na tentativa de descobrir o paradeiro da professora de inglês Najla da Cunha Salem, de 42 anos, natural de Volta Redonda (RJ), que tentava entrar nos Estados Unidos, clandestinamente, quando desapareceu. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), detalhou que está prestando ajuda aos parentes de Najla na volta de seu filho, Felipe Salem Léon, de 12 anos, que está em Nova York.

Preocupados, os parentes da professora contataram o Itamaraty na terça-feira, dia 10, para se certificarem de seu falecimento nos EUA, depois da travessia clandestina pela fronteira mexicana. Conforme o órgão brasileiro, os parentes de Salem contataram os consulados brasileiros no México, Houston (TX), Miami (FL), Nova York e a representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal, o Itamaraty solicitou ao Consulado Geral de Nova York que tentasse localizar o filho de Najla, que tem dupla nacionalidade, brasileira e norte-americana, e está em companhia do namorado da desaparecida em Nova York.

A brasileira desapareceu desde 1 de fevereiro, quando parou de se comunicar com seus parentes na região sul fluminense. Ela tentava entrar clandestinamente nos EUA cruzando o deserto no Texas. Segundo seu tio, Luíz Antônio da Cunha, a notícia sobre a provável morte da sobrinha foi informada por um homem que estava no mesmo grupo. O indivíduo teria ligado para o namorado de Salem, que reside em Nova York, comunicando que ela teria falecido em decorrência de uma (hipotermia) que resultou numa  parada cardíaca, quando fazia a perigosa travessia.

. Viagem arriscada:

A arriscada viagem começou em 21 de novembro de 2014, quando Nájila viajou ao México com o objetivo de entrar nos EUA através da fronteira sul do país com o México. Ela pagou a um “agenciador” a quantia de US$ 20 mil, entretanto, o indivíduo não teria repassado o dinheiro aos “coiotes” (traficante de pessoas), portanto, teria pago mais US$ 20 mil ao chegar ao México.

Em 1º de fevereiro, Salem ligou para o namorado em Nova York e disse que já estava em território dos EUA. A origem da ligação ocorreu no município de McAllen (TX). Durante a conversa, ela detalhou que ainda teria que caminhar aproximadamente 20 KM até a cidade de Houston (TX), de onde embarcaria em um avião com destino à Nova York e se encontraria com o filho e o namorado. Entretanto, Najla não efetuou mais nenhum contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *