Acidente mata motorista na Lúcio Meira em Paraíba do Sul
22 de outubro de 2015
GMVR flagra menor em manobras perigosas na moto
24 de outubro de 2015


Academia da Vida realiza sarau em homenagem a Luiz Gonzaga

Cerca de 250 alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso festejaram o Dia do Idoso – comemorado em 1º de outubro – na tarde desta quinta-feira (dia 22) na sede da unidade, no Acesso Laranja do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. Para marcar a data, eles prepararam um sarau em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. De acordo com a diretora da Academia da Vida, Andiara Dias, foram envolvidos alunos de todos os cursos da instituição. “Eles estudaram a vida e a obra de Luiz Gonzaga, inclusive assistiram ao filme ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’, que conta a história do Rei do Baião, para criar os números do sarau”, explicou.

Andiara acrescentou que Luiz Gonzaga é o terceiro homenageado em sarais da Academia da Vida. Anteriormente, foram lembradas as obras de Vinícius de Moraes e Chico Buarque de Holanda. “Mas este foi o mais bonito, certamente pela proximidade com os alunos da academia. A identificação dos alunos com a realidade de Luiz Gonzaga é enorme, eles sabem de toda a história do Rei do Baião”, afirmou, completando que esta intimidade facilitou muito na hora da confecção da decoração, composta por cactos; e na execução dos números de poesia, música, dança e teatro.

Durante o sarau, os alunos da Academia da Vida se revezaram na posição de público e artista. O coral da unidade cantou diversos sucessos do cantor; o grupo de dança apresentou números com “Olha pro céu meu amor”, “Asa Branca” e “Xote das Meninas”; e o grupo de teatro encenou a canção “Súplica Cearense”. O professor de teatro da academia, Hormínio Gama, afirmou que cerca de 25 alunos estão envolvidos na encenação, mas ele destacou a participação de João Amorim, que interpreta Luiz Gonzaga.

“João é um ator de muito talento, ele também foi destaque como o idoso na peça ‘Consciência e Liberdade’, que aborda as dificuldades que os idosos passam no dia a dia, que foi apresentada pelo grupo no Teatro João Caetano – a sala de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro – em 30 de setembro, na abertura do Dia Internacional do Idoso”, disse Gama.

Além das apresentações ao vivo, foram selecionadas parte da história de Luiz Gonzaga e apresentações musicais com grandes nomes da MPB, que gravaram o Rei do Baião para passarem no telão durante o sarau.

Para encerrar o evento, os alunos da Academia da Vida confraternizaram em um lanche, promovido por eles mesmos, com torradinhas e patê. “Neste ano, nós privilegiamos mesmo a ‘fome’ de cultura e optamos por uma festa com gastronomia bem simples”, pontuou Andiara.

ACADEMIA DA VIDA – A instituição existe há 13 anos e está localizada no acesso laranja do Estádio da Cidadania. A Academia oferece a 700 alunos com idade acima de 60 anos aulas de Português, Mundo Contemporâneo, Programa de Saúde, Informática, Arte e Teatro. Além de Curso de Alfabetização e Cursos de Extensão como o de Bem-Viver na Terceira Idade, o de Formação de Agentes Educadores Comunitários, o Programa de Apoio ao Voluntariado, além de Oficinas de Criação, Coral e Dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *