Estudantes ocupam escola em apoio à greve de professores em Volta Redonda
7 de abril de 2016
PF prende passageira de navio com 4,5 quilos de cocaína em Búzios
9 de abril de 2016


Smac lança projeto Superação nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda realiza nesta segunda-feira (dia 11) o lançamento do projeto Superação, que tem o objetivo de atender moradores em situação de rua que têm dificuldades de aderir aos serviços oferecidos pelo Centro POP – Centro de Referência Especializada para a População em Situação de Rua, Abrigo Municipal Seu Nadim – unidades da Smac – e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – unidade da Secretaria Municipal de Saúde), oferecendo ocupação e qualificação profissional, além de acompanhamento terapêutico.

A cerimônia de lançamento, que vai contar com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, entre outros convidados, será às 10h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda (PMVR), no Palácio 17 de Julho.

“Estamos cadastrando 20 pessoas, que já são atendidas pela Smac, e em um período do dia, pela manhã, eles farão um trabalho orientado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), na limpeza de espaços públicos e unidades da Smac, trabalho pelo qual eles receberão meio salário mínimo, como Bolsa Aprendizagem. À tarde serão realizadas oficinas – música, convivência, cinema com debate – oferecidas pela Smac, e o tratamento no CAPS”, afirmou Munir Francisco.

         A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Carvalho, explicou que o objetivo principal do projeto é resgatar os vínculos familiares e reinserir essas pessoas na sociedade.

“O objetivo é construir novas perspectivas de vida para este público. Todos são moradores de rua de Volta Redonda, alguns deles atendidos pelo Albergue Municipal Seu Nadim. Eles receberão uniforme e equipamentos e terão ainda café da manhã, almoço e jantar, e será oferecido pernoite do albergue”, explicou.

EXAMES – Denise disse ainda que os assistidos pelo projeto farão exames laboratoriais completos, doados por um laboratório particular.

“O Laboratório Fácil doou a realização de exames para todas essas pessoas – urina, fezes, PSA, hemograma, lipidograma, HIV, DTSs, e preventivo (Papanicolau) para as mulheres. De acordo com os resultados, eles serão encaminhados para o acompanhamento clínico pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou Denise, acrescentando que o Poder Público está aberto para a colaboração de outras empresas com o projeto. “Empresas, comércio, e a população que quiser contribuir de qualquer forma será muito bem vindo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *