Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma; processo segue para o Senado
17 de abril de 2016
Saúde realiza Roda de Conversa sobre Prevenção à H1N1
19 de abril de 2016


Alunos contam com ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática

Alunos da rede municipal de Resende estão aprendendo matemática de uma forma criativa e inovadora, por meio do “Projeto Matemática Digital”, que oferece conhecimentos e o raciocínio da disciplina utilizando ferramentas tecnológicas. Ele funciona na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade, e no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, paralelo às aulas regulares de matemática em sala de aula.

O projeto funciona da seguinte forma: é criado um ambiente de rede onde o professor envia as atividades educacionais nos tablets dos alunos para que possam desenvolver e praticar os conteúdos. Os tablets foram disponibilizados aos estudantes nos investimentos feitos pela Prefeitura em tecnologia educacional nos últimos anos.

As atividades são preparadas pelo professor no “Hot Potatoes” (software educacional utilizado para criar exercícios) e transferidas num programa específico “Classroom Management”, cuja tradução significa “Gestão de Salas de Aula”.

Os alunos usam o caderno e o livro para pesquisar, já que os conteúdos colocados na rede foram trabalhados anteriormente em sala de aula pelo professor. Eles também utilizam o caderno para registrar os cálculos necessários para a resolução das atividades.

Na rede o professor monitora os trabalhos, fazendo as intervenções apropriadas na hora das discussões. Durante a resolução digital os alunos trocam conhecimento e ajudam-se mutuamente. Os resultados dos exercícios são exibidos na tela assim que o aluno conclui a atividade.

Essa característica dá ao aluno a possibilidade de corrigir seu próprio erro já que uma tarefa pode ser realizada inúmeras vezes, bastando recarregar o navegador. Quinzenalmente são realizados encontros presenciais, do projeto, entre o professor e alunos.

O projeto Matemática Digital atende estudantes do 8° ano de Matemática e uma turma de Geometria do 7° ano, na Escola Noel de Carvalho, no turno da manhã. No Colégio Getúlio Vargas são três turmas do 9° ano, no turno da tarde.

A Escola Noel de carvalho possui o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para os professores poderem disponibilizar atividades e interagir com os alunos: www.avaescolanoeldecarvalho.net. As aulas digitais do Projeto Matemática Digital são inseridas no AVA para que os alunos refaçam os exercícios e depois é aplicado um teste online com o objetivo de fixar os conteúdos. Esse portal da unidade oferece ainda serviços como diário online, informações sobre frequência dos filhos para os pais, etc.

INVESTIMENTOS – Os tablets utilizados pelos estudantes da Escola Noel de Carvalho e do Colégio Getúlio Vargas fazem parte dos investimentos do governo municipal em tecnologias educacionais. As duas unidades ganharam ainda lousas interativas que substituíram antigos quadros brancos.

Para toda a rede municipal a Prefeitura disponibilizou 1.748 tablets PC e netbooks para alunos. Já para os professores foram entregues 1.885 notebooks e tablets PC, que são utilizados para planejar aulas e trabalhar conteúdos.

A Prefeitura investiu também na revitalização dos laboratórios de informática das escolas. Em 2009 eram nove espaços e hoje são 40 em funcionamento. De um modo geral, os investimentos em informática feitos pela Prefeitura nos últimos anos beneficiam atualmente mais de 11 mil alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *