Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma; processo segue para o Senado
17 de abril de 2016
Saúde realiza Roda de Conversa sobre Prevenção à H1N1
19 de abril de 2016


Volta Redonda realiza seminário sobre lano Participativo de Mobilidade Urbana

O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva e o presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, abriram na noite desta quinta-feira (dia 14), no auditório da UFF (Universidade Federal Fluminense), Campus Vila Santa Cecília, o Seminário de Construção do Diagnóstico para prosseguimento do Plano Participativo de Mobilidade Urbana (Plamob) de Volta Redonda.

Paiva fez um retrospecto do processo para formulação do plano, citando as audiências públicas realizadas anteriormente e a criação do Núcleo Gestor, composto por representantes de diversos setores da sociedade, que participa das decisões. “Mesmo com a presença do Núcleo Gestor e com sua grande representatividade, resolvemos abrir para a população em geral a oportunidade de participar com sugestões”, afirmou o vice-prefeito.

Paulo Barenco falou em seguida, apresentando a forma correta da população participar. O formulário, que foi distribuído durante o seminário, está à disposição para ser retirado na Suser ou na página do órgão no PortalVR.com. Os interessados que se inscreveram para falar durante o evento foram ouvidos, mas quem quiser pode participar e dar sua contribuição até o próximo dia 20 de abril.

No formulário há espaço para identificação – se é usuário ou operador do serviço de transporte; representante do setor; poder público e outros – qual o tema da contribuição, a sugestão em si, uma justificativa e também espaço para anexar qualquer tipo de mídia como pen drive, CD, relatório. “O nosso objetivo é contemplar alguma ideia ou pesquisa – acadêmica ou de empresa – ou uma experiência pessoal que tenha passado despercebida em nossa pesquisa. Tudo será catalogado e analisado”, disse.

Após a explicação sobre a participação popular, técnicos da empresa Planum – Planejamento e Consultoria Urbana apresentaram os estudos feitos sobre o trânsito em Volta Redonda. A pesquisa de campo feita pela empresa Planum – contratada pela prefeitura através de licitação para atuar na elaboração do Plamob – verificou dados como condições da pavimentação das ruas; volume de tráfego, observando horários e pico e locais de maior fluxo de veículos e outros. E, a partir destes dados, foram apresentadas conclusões.

A ideia do seminário é que a população fique ciente dos dados da pesquisa e que também possa colaborar com sugestões de soluções. Estiveram no auditório da UFF representantes de associações de moradores, de empresas de ônibus, do Movimento Negro, do Falcões de Aço Moto Clube, do Sindicato dos Taxistas, de diversos órgãos públicos e outros. O relatório de diagnóstico completo pode ser acessado no endereço eletrônico www.portalvr.com/mobilidadeurbana/pages/home/src/etapa6/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *