Polícia apreende drogas em Floriano
10 de junho de 2016
Dupla de moto atira contra a cabina da Polícia Militar e arremessa bomba que não explode
12 de junho de 2016


Massa Crítica lançará o programa ?Motorista Amigo do Ciclista?

Em parceria com Fetranspor, programa pretende conscientizar os condutores de ônibus para um trânsito mais pacífico e seguro

Devido aos recentes registros de acidentes entre ciclistas e ônibus urbanos, o movimento Massa Crítica VR lançará o projeto “Motorista Amigo do Ciclista”, em parceria com a Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro). A ideia do programa, que está em fase de negociação, é conscientizar os condutores profissionais para um trânsito mais pacífico e seguro com os ciclistas, por meio do programa educacional.  

– Não podemos esquecer que o ônibus que causa acidente é guiado por uma pessoa e ela precisa ser orientada. Não adianta ter uma frota nova e veículo seguro se não há uma capacitação do motorista. O objetivo da Massa Crítica é esse: conscientizar, de ser humano para ser humano, sobre a importância de cada um no trânsito – disse a arquiteta Aida Cardoso, do Massa Crítica VR, que continuou: “O ciclista tem grande preocupação com os riscos em dividir as ruas com ônibus, carros, motos. No entanto, com treinamentos e construções coletivas, podemos diminuir o risco para todos”.

O presidente do Clube Bike Aventure, Márcio Lemos, vem recebendo inúmeras denúncias sobre o comportamento agressivo de motoristas de coletivos em Volta Redonda e ele mesmo presenciou esse tipo de atitude dos condutores. “Se existe risco para um grupo que pedala juntos, imagina um ciclista sozinho?”, indagou.

Na semana passada, os representantes dos ciclistas tiveram a primeira reunião com representantes da Viação Sul Fluminense para apresentar o programa e a empresa deve ser a primeira a receber o “Motorista Amigo do Ciclista” em Volta Redonda. “Fomos muito bem recebidos. Estamos ainda negociando com a viação, mas bem provável que será a primeira empresa a receber o programa em Volta Redonda”, disse Aida Cardoso. Estima-se hoje que há em torno de 1,1 mil motoristas profissionais na cidade.

O programa consiste em ministrar palestras aos motoristas, exibição de vídeos educativos e material didático. Ao final, os condutores recebem um certificado concedido pela Fetranspor. Todo curso é gratuito e voluntário.

O programa consiste em ministrar palestras aos motoristas, exibição de vídeos educativos e material didático. Ao final, os condutores recebem um certificado concedido pela Fetranspor. Todo curso é gratuito e voluntário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *