Polícia prende homens com drogas no bairro Retiro
14 de junho de 2016
Policiais civis fazem manifestação contra descaso do Governo do Estado
16 de junho de 2016


Secretaria de Saúde de Volta Redonda realiza o Fórum da Tuberculose

Evento será nesta quarta-feira (dia 15), de 8h30 às 17h, no auditório da UGB (Universidade Geraldo di Biase), no Aterrado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através do Programa Municipal de Tuberculose, realiza, nesta quarta-feira (dia 15), o Fórum da Tuberculose, de 8h30 às 17h, no auditório da UGB (Universidade Geraldo di Biase), no Aterrado. Os debates serão comandados pela médica e coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose, Ana Alice Teixeira Bevilaqua, que vai apresentar a realidade da doença no Estado do Rio, assim como a importância da descentralização do diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Direcionado aos profissionais da Rede de Atenção Básica da SMS/VR, o debate estará aberto ainda aos profissionais de saúde da rede privada. A estimativa é de pelo menos 80 participantes. Em Volta Redonda, dados apresentados pelo CDI (Centro de Doenças Infectocontagiosas), da SMS, apontam que o número de pacientes portadores de tuberculose em tratamento por causa da tuberculose sofreu redução nos últimos dois anos. Segundo o CDI, em 2014, os registros revelam 155 casos em tratamento por tuberculose. Já em 2015, os números da doença caíram para 136 pacientes em tratamento. Em 2016 foram notificados, até agora, 80 casos.

A DOENÇA – A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um bacilo chamado “bacilo de Koch”, sendo contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra. A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos da doença são: tosse seca contínua, no início dos sintomas, depois com presença de secreção por mais de três semanas. A doença provoca cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.

A comunidade e os profissionais de saúde têm um papel social muito importante no controle desta doença, pois uma vez que se interrompe a cadeia de transmissão, possibilita o diagnóstico mais rápido, aumentando a adesão dos doentes ao tratamento, promovendo a cura. A orientação da comunidade e capacitação dos profissionais de saúde é outro fator imprescindível para o controle desta doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *