Aeronáutica informa que cinco pessoas estavam a bordo de avião em Paraty
19 de janeiro de 2017
Laudo constata que choque com queda de avião matou Teori Zavascki
21 de janeiro de 2017


Blocos de Volta Redonda querem desfilar no carnaval e prefeitura ajuda a organizar o evento

Numa reunião entre os representantes de blocos carnavalescos de Volta Redonda com alguns secretários municipais, foi solicitado que a prefeitura ajudasse a organizar o carnaval na cidade. A secretária de Cultura, Márcia Fernandes, disse que o tema deste ano é o ‘Carnaval da Família’, e que estava programado apenas o desfile do Bloco da Vida, na Vila Santa Cecília. No entanto, como os blocos querem se apresentar, a secretária se colocou a disposição para colaborar na organização das apresentações. Também presente no encontro, o secretario municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes disse que os desfiles podem colaborar com pequenos comerciantes. “Queremos fomentar a cultura nos bairros e também o comércio local. Nossa intenção é dar apoio aos blocos tradicionais e ajudar a população de Volta Redonda a ter um carnaval mais seguro”, afirmou. 

Também participaram da reunião, representantes da Guarda Municipal; do Conselho Municipal de Cultura; da Defesa Civil; da Coordenadoria da Juventude; da Federação da Associação de Moradores; Banco da Cidadania; polícias Civil e Militar; Batalhão de Bombeiros Militar; e das secretarias de Políticas Públicas para Mulheres; da Saúde; e do Esporte e Lazer.

Representantes de mais de 40 blocos falaram sobre suas necessidades e a secretária apresentou uma proposta de avaliação para as liberações dos blocos. Entre as condições, a tradição e a organização do bloco de rua; as características do bloco em relação ao Carnaval de rua; as características do Bairro/Região onde pretende desfilar o bloco; a relação que o bloco de rua mantém com a localidade/comunidade; o local de realização do desfile pretendido; a estimativa de público; os possíveis impactos que possam interferir no dia a dia da localidade; autorização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, caso haja estrutura física (carro de som, trio elétrico, palco e assemelhados).

O comandante da Guarda Municipal falou que fundamental o bloco ter uma autorização específica. “Por isso ter o nada opor dos órgãos envolvidos é tão importante. Atualmente, somos amparados por uma lei que estabelece multa de R$ 1,8 mil para quem colocar som alto nas ruas”, comentou Paulo Henrique Dalboni.

A secretária de Cultura se dispôs a direcionar os blocos cadastrados aos órgãos responsáveis, de acordo com a característica de cada um, para conseguirem o nada opor. “É preciso que todos os órgãos responsáveis saibam exatamente em qual bairro está saindo um bloco, o horário, o trajeto e a expectativa de público. Só dessa forma conseguiremos dar um apoio real à segurança”, afirmou, Márcia Fernandes.

A presidente da Federação da Associação de Moradores (FAM) e também rainha do Bloco da Vida, Fátima Martins, falou sobre a felicidade de ter uma reunião como esta, com possibilidade de ouvir a população antes de montar um decreto. “Nunca vimos isso. Temos que valorizar o que está sendo feito aqui, hoje. Apenas com organização é que vamos conseguir fazer um carnaval melhor, com diversão e tradição. É uma ideia maravilhosa esse retorno do carnaval nos bairros”, ressaltou Fátima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *