Polícia Militar prende duas mulheres suspeitas de tráfico em Santanésia
10 de fevereiro de 2017
Colisão entre van e ônibus deixa 12 feridos na Rio-Santos
12 de fevereiro de 2017


Servidores públicos de Volta Redonda participam de seminário de integração

De acordo com prefeito Samuca Silva, o objetivo foi resgatar o respeito ao funcionalismo; no evento também foi lançado o prêmio “VR de Gestão Pública”

Respeito e valorização do funcionário público. Este foi o principal objetivo do primeiro Seminário de Integração dos Servidores Públicos de Volta Redonda. O encontro foi realizado na manhã deste sábado, dia 11, no Auditório Milton Carlos de Souza e Silva, na UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado. O Seminário reuniu quase 400 servidores. A primeira palestra foi a do prefeito Samuca Silva sobre “A importância do Servidor Público para a Prefeitura de Volta Redonda”.

“Resgatar o respeito e a credibilidade do servidor público com a valorização do seu trabalho é o objetivo principal desse encontro. Esta foi uma das primeiras ações do meu governo e só não aconteceu antes por falta de agenda. E afirmo que não vamos parar por aí para garantir a integração com o funcionalismo”, disse Samuca.

Durante a palestra, o prefeito reafirmou que a manutenção do diálogo com o servidor público será uma pratica para os quatro anos de governo. “Para deixar a minha marca em Volta Redonda, tenho que ter vocês ao meu lado. Se der certo, vamos acertar juntos. Se errarmos, vamos errar juntos. Mas vamos acetar. Tenho certeza disso”,  enfatizou o prefeito.

Além disso, Samuca tratou de assuntos práticos como a importância da capacitação e treinamento constantes e para isso será criada uma Escola de Gestão, que deverá funcionar na antiga Escola Estadual Acre, no Siderópolis. Também falou na criação de um Plano de Governo para o Serviço Público. E ainda afirmou que vai garantir a motivação do servidor, inclusive com aumento de salário. “O desejo é aumentar os salários o mais breve possível”, afirmou, lembrando que também quer implantar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

Em seguida, assumiu o microfone Marco Aurélio Lima De Sá, que atua na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e é servidor municipal há quase 40 anos. Ele falou do tema “O Serviço Público na Visão do Servidor Público: Desafios e Possibilidades”. Entre os recados que ele deu à plateia estavam: ”Plante seus sonhos. Nunca é tarde”. E também: ”Resultados diferentes não acontecem se você continuar fazendo a mesma coisa”, alertou.

Durante os intervalos, foram sorteados 50 convites para um dia no Aldeia das Águas além de 100 ingressos para o jogo entre Voltaco e Vasco. O palestrante Júlio Andrade, da Secretaria Municipal de Planejamento, encerrou o seminário com o tema “A Nova Administração Pública e o Papel do Servidor” e com lançamento do prêmio “VR de Gestão Pública Municipal” ao lado do prefeito Samuca e do vice-prefeito Maicon Abrantes.

“O prêmio terá duas vertentes: ‘Funcionário Destaque’, que vai premiar servidores que tenham excelência em suas funções; e ‘Boas Práticas na Gestão Pública’, quando vencem os servidores que apresentem novas propostas que surtam efeito positivo para o governo e população”, detalhou Maicon Abrantes.

O prefeito Samuca lançou o desafio: ”Tirem seus projetos da gaveta. Ainda não definimos a premiação, mas garanto que vai valer o esforço”.

Júlio Andrade deu mais alguns detalhes sobre o prêmio. Quanto ao tema “Boas Práticas na Gestão Pública”, ele ressalta que os projetos podem ser idealizados em grupo de até três pessoas e devem impactar no município podendo gerar economia, agilidade no atendimento ao público e outros benefícios.

Ele acrescentou ainda que as regras de avaliação dos trabalhos será discutida com o recém criado Codipesp (Conselho de Diálogo Permanente com o Servidor Público) e que uma das ideias é realizar um seminário no final do ano para apresentar os trabalhos finalistas.

“Queremos fazer o seminário no dia 28 de outubro, Dia do Funcionalismo Público, para comemorar a data em grande estilo. Neste encontro, o servidor será o protagonista”, disse, completando que a escolha dos vencedores será feita por um grupo de pessoas da sociedade civil como representantes de universidades, de associações comerciais e outros nichos.

Em conversa com os servidores públicos durante o seminário, ficou claro que o objetivo do encontro foi alcançado e que a ideia de proximidade com o funcionalismo foi aprovada. “Excelente iniciativa. A valorização do profissional, que vinha à margem, não passa só pela questão salarial, apesar de serem dignas reivindicações. Porém o engrandecimento vem com a busca de conhecimento”, acredita Cláudia Gonçalez de Amorim, que é orientadora educacional no Colégio Municipal João XXIII.

 A médica Ana Valerstain, que é funcionária há 24 anos e atua na Unidade Básica de Saúde da Vila Americana, resumiu: “É tudo de bom”, referindo-se à ideia do seminário. E ainda completou dizendo que manter o funcionário próximo é inteligente e pertinente.

Os servidores João Graziel Rosa, que atua há mais de 15 anos na prefeitura e há dois como funcionário público, congrega opinião com Moisés Antunes, que é servidor há 39 anos. Ambos acreditam que o contato com o servidor público já no início do governo gera confiança. “É muito importante a aproximação do governo com o funcionalismo”,  disse Moisés.

Um dos pontos marcantes do encontro ocorreu ainda durante a palestra se Samuca Silva que pegou todos de surpresa, inclusive seus assessores. Ele lançou um desafio e um convite ao mesmo tempo: “O que eu faria se eu fosse Prefeito”. Ele quer que os servidores enviem sugestões respondendo a essa pergunta. Como foi de surpresa, os assessores irão estudar a melhor maneira de por em pratica esse desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *