Carro é furtado em Volta Redonda
20 de março de 2017
Polícia Civil prende suspeitos de estupro coletivo no bairro Volta Grande
22 de março de 2017


Barra Mansa fará parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

No dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a vice-prefeita Fátima Lima e o gerente de Promoção da Igualdade Racial Walmiro Fabiano falaram sobre ações positivas para o município. Uma dessas ações será a participação do município no Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e também a adesão à  campanha #simigualdaderacial, que visa promover a igualdade racial no mercado de trabalho.

O Sinapir constitui a articulação de ações voltadas à implementação das políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no país. Uma dessas ações, segundo Walmiro Fabiano, é fomentar o Consórcio de Políticas Públicas de Igualdade Racial no sul fluminense, que abrangerá as cidades de Volta redonda, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí e Valença. Ele destacou que a promoção da igualdade é uma política transversal e é fundamental a união de toda a região para que ela funcione. “Não adianta só Barra Mansa tratar o assunto. Com a união das cidades atingiremos uma média de um milhão e 300 mil habitantes lutando pela mesma causa”, disse.

Já a campanha #simigualdaderacial visa promover a igualdade racial dentro das empresas do município, com o objetivo de equalizar os cargos ocupados, independente de cor, credo ou religião, para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades. Nesse trabalho, a empresa de consultoria Empregueafro, faz uma análise da colocação negra no mercado e fornece uma espécie de certificação para receberem o selo “Sim à Igualdade Racial”.

Ao aderir ao selo, diretores e demais colaboradores traçam um plano de ações através da gestão de pessoas e cultura organizacional com o objetivo de desenvolverem ações propositivas que valorizam e respeitam as habilidades de cada um, independente da raça.

Para a vice-prefeita Fátima Lima é de grande importância o município trabalhar todas as ações que impulsionem a luta pela mudança do pensamento das pessoas em relação ao preconceito racial. “Queremos propor ações positivas que venham para mudar, pois o preconceito ainda é muito presente nas pessoas. Precisamos de conscientização, pois o problema existe e nós temos que lutar contra ele não só lembrando o que existe de ruim, mas pensando a melhor maneira de trabalhar uma nova visão na sociedade”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *