Polícia Civil prende suspeitos de roubo em Volta Redonda
22 de março de 2017
Polícia prende suspeitos de tráfico no bairro Santa Inês
24 de março de 2017


Rodrigo Drable reabre UPA do Centro neste sábado

Unidade vai aliviar sobrecarga de atendimento na Santa Casa e garantir serviços de urgência

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, reabre neste sábado, dia 25, às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Centro, localizada ao lado da prefeitura. Com capacidade para realizar 13,5 mil atendimentos por mês, a UPA vai desafogar a superlotação da Santa Casa, que registrou desde o fechamento da UPA, em agosto do ano passado, um aumento de 100% no número de atendimento no seu Pronto Socorro.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, ressaltou que a UPA é a porta de entrada do sistema de saúde do município. “É através da Unidade de Pronto Atendimento que vamos realizar procedimentos de saúde dos mais simples aos mais complexos, ofertando à população mais de 350 atendimentos e procedimentos por dia”, explicou Sérgio Gomes. A gestão da UPA ficará sob a responsabilidade da Santa Casa.

A UPA do Centro é classificada como Porte III. Na prática, significa que a unidade tem o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia.

Dotada de cinco consultórios, salas de odontologia, nebulização, medicação, sutura, gesso e raio X, a unidade pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas no Pronto Socorro da Santa Casa.

A UPA realiza o serviço de triagem a fim de verificar a classificação de risco do paciente. Conforme o resultado, ele é encaminhado para a sala vermelha, para pacientes com risco de morte, ou as salas azul ou verde, para atendimento de casos mais simples. Na unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A Unidade de Pronto Atendimento integra a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

Para a reabertura da UPA foram necessários somar esforços. “Conseguimos junto ao Ministério da Saúde a manutenção de uma verba de R$ 1,3 milhão/mês para o funcionamento da UPA. Paralelo a esta ação, reestruturamos o atendimento nas 39 USFs (Unidade Saúde da Família) e nas sete UBS (Unidades Básicas de Saúde) existentes no município. Dessa maneira, a rede de saúde de Barra Mansa volta a funcionar 24 horas por dia”, ressaltou Sérgio Gomes.

Serviço de Atendimento Domiciliar é retomado

Complementando a rede de atendimento de urgência/emergência, a Secretaria de Saúde retomou o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por dois clínicos, dois pediatras, uma assistente social, quatro fisioterapeutas, duas enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e oito técnicos de enfermagem.

O SAD é uma assistência oferecida na residência do paciente, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde. É um serviço complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *