Motoqueiro morre em acidente no bairro Ipiranga
23 de abril de 2017
Homem é assassinado no bairro Santo Agostinho
25 de abril de 2017


Câmara Municipal homenageia escoteiros pelo dia Internacional do Escotismo

A Câmara Municipal de Volta Redonda, promoveu na segunda-feira, em Sessão Solene, no Plenário da Câmara, homenagens aos escoteiros do 22° Grupo Escoteiro São Judas Tadeu pelo Dia Internacional do Escoteiro, que ocorreu no dia 23 de abril.

A solenidade foi presidida por Welderson Sidney da Silva Teixeira (PEN) presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda. O ato solene em comemoração ao dia do escoteiro foi criada em 3 de maio de 1996, de autoria do ex-vereador Carlos Sérgio Fumian.

 

Foram homenageados

Cássia Heloísa Silva de Mattos Campos – Professora, mãe de três escoteiros.

Patrícia Carvalho da Silva Souza – Ingressou no 53º Grupo Escoteiro Vigilante da Acácia em maio de 2012. Ela e seu esposo Célio, participam ativamente do grupo.

Aline Garcia Abreu – Entrou no grupo em 2015, quando levou seus filhos Pedro e Yasmin para fazer parte da Alcatéia.  O esposo também participa do grupo.

Sociedade São Vicente de Paula – Representada pelo diretor-presidente Pedro Espedito Carneiro.

Umbelina dos Santos Santana – Viúva, 70 anos, atuante desde 2010, se dedica na conservação e limpeza da sede, em Volta Redonda.

Alexandre de Moraes Faria – o advogado ingressou no movimento em 1993 e colabora com maestria para o movimento.

Associação dos Ex-combatentes – Representada por Francisco Conceição Leal, de 94 anos.

Renata da Silva de Araújo – Mãe de Pedro Henrique e Gabriela. É formada em odontologia pós graduada, profissão que desempenha com muita competência.

Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes – Começou no movimento em 1995, como lobinho.

História

Em 1942 iniciou-se um movimento em torno desse ideal, que oficialmente foi reconhecido em 10 de março de 1944, quando foi fundado o primeiro Grupo Escoteiro de Volta Redonda, o 7° Grupo Escoteiro São Judas Tadeu na época.

Inicialmente a sede do Grupo Escoteiro, foi instalada nas dependências da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, no Acampamento Central. Por decorrência da expansão da CSN, a sede do Grupo Escoteiro, foi transferida para as dependências do Recreio do Trabalhador da CSN onde funcionou por algum tempo. Em seguida, foi para o Barracão do Alojamento 28 da Rua 5, pertencente a CSN, como consta em alguns documentos e arquivos do Grupo Escoteiro.

Ainda por necessidades do crescimento da CSN, foi preciso desocupar a sede do Barracão e ocupar um espaço que foi criado no Círculo Operário da CSN, que posteriormente ficou conhecido como, Círculo dos Trabalhadores de Volta Redonda o CTCVR, onde funcionou por muitos anos, juntamente com o Colégio Paulo Monteiro Mendes.

Devido à privatização da CSN, o 22° Grupo Escoteiro são Judas Tadeu foi literalmente colocado para fora das dependências do CTCVR que pertencia a CSN. “Ficamos reunindo os jovens durante quase dois anos em praças e ruas de nossa cidade, e por dois anos na sede do Rádio Clube de Volta Redonda”, disse um escoteiro.

Atualmente, um espaço denominado Casa Escoteira de Volta Redonda, está funcionando há 11 anos”, no bairro Niterói. O 22° Grupo Escoteiro São Judas Tadeu, à 70 anos vem contribuindo como uma escola de cidadania e de formação de caráter, preparando crianças e jovens que serão úteis nas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *