Maioria do TSE vota contra cassação da chapa Dilma-Temer
9 de junho de 2017
Polícia prende jovem com drogas no distrito da Califórnia
11 de junho de 2017


Saúde reconquista base para ambulância do Samu

Instalada no Hospital Municipal unidade conta com equipe especializada 24 horas

A Secretaria de Saúde de Porto Real recebeu, nesta sexta-feira, 9, através do Hospital Municipal São Francisco de Assis, uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Por isso, uma base foi inaugurada para a viatura, que irá atender além da população local, a região do Médio Paraíba. Com equipe composta por um técnico de enfermagem e condutor socorrista, o serviço tem como finalidade prestar atendimentos 24 horas, em casos de urgência e emergência com mais rapidez, reduzindo o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

A base foi reestruturada para abrigar a equipe multidisciplinar do Samu. O vice-prefeito e Secretário de Obras e Serviços Públicos, Ailton Marques, lembrou que é mais um investimento da gestão municipal para a cidade. “Acredito que o comprometimento de quem ama verdadeiramente Porto Real é o grande motivador para o município retomar o crescimento. Temos na Saúde, uma equipe excelente, e por esta razão os resultados estão começando a surgir”. Ele lembrou ainda que o hospital recebeu recentemente mobiliários, leitos e equipamentos novos.

“Se trata de um enorme benefício para Porto Real e região”, enfatizou o deputado federal, Alexandre Serfiotis, que solicitou junto ao Ministério da Saúde a vinda dessa Unidade de Suporte Avançado, USA, para o município. “Através das parcerias, podemos proporcionar uma recuperação no serviço de qualidade do município, com mais agilidade e rapidez. A cidade ainda voltará a ser considerada como a melhor em saúde pública no estado do Rio de Janeiro”, acredita.

O secretário de Saúde, Cyrano Santos, agradeceu a parceria que viabilizou o retorno do serviço ao município e reforçou os benefícios desta conquista. “Essa nova ambulância de Unidade de Terapia Intensiva, UTI proporciona à população oportunidade para que o serviço chegue mais rapidamente ao local necessário”.

Coordenador de enfermagem do Samu do Médio Paraíba, José Luiz da Silva, destacou o fato de que Porto Real agora conta com uma ferramenta de suma importância para o atendimento pré-hospitalar. Segundo o coordenador, desde 2012 apenas uma ambulância realizava o atendimento das populações de Porto Real e Quatis, e a partir de agora o município terá à disposição, em tempo integral, o reforço de um veículo USA.

Urgência

O Samu deve ser acionado somente em casos de urgência e emergência pelo número 192. O cidadão será atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que o orientam ou enviam uma unidade móvel para o atendimento. O serviço atenderá entre outros fatores, chamados de ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, caso de intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, acidentes ou traumas com vítimas, casos de afogamentos, de choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *