Festa do Trabalhador será no sábado no Recreio do Trabalhador
9 de novembro de 2017
Samuca Silva quer aumentar turismo regional
9 de novembro de 2017


Pais de alunos recebem palestra sobre autismo em Volta Redonda

Objetivo foi proporcionar reflexão ao público presente

Pais dos alunos da Escola Municipal Especializada Deyse Mansur, representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil e das unidades de apoio pedagógico de rede municipal participaram nesta quinta-feira, dia 9, de uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista”, ministrada pelo psicólogo Fábio Coelho, da Academia do Autismo. O evento aconteceu no auditório da secretaria municipal de Educação, no bairro Niterói, e irá se estender até sexta-feira, dia 10, para os professores destas unidades. Em Volta Redonda, são 141 alunos com autismo na rede municipal de ensino regular, 70 nos Centros Municipais de Educação Infantil e 60 no Deyse Mansur, segundo dados da SME.

De acordo com o psicólogo Fábio Coelho, o objetivo foi proporcionar reflexão ao público presente. “A psicologia sempre vai auxiliar os pais a serem participativos. Ninguém conhece as crianças melhores do que os pais”, afirmou, alertando sobre as dificuldades que irão encontrar em caso de não aceitação do autismo nos filhos. “As consequências são o isolamento social, culpa dirigida a si próprio ou aos outros. O índice de estresse das famílias com pessoas autistas é grande e por isso, é importante que eles sempre tenham com quem contar”, ressaltou.

Ela ainda lembrou que uma das formas de diminuir o estresse são as atividades físicas, alimentação balanceada, sono adequado, entre outras coisas. “Dividir a responsabilidade com outros integrantes da família, através do revezamento, é de suma importância. Todos precisam compreender a situação que acontece dentro daquela residência e colaborar”, disse.

Durante o evento, diversas dúvidas foram esclarecidas aos pais presentes. Mãe de um menino de 9 anos com autismo, a dona de casa Gisele Nascimento Cabral disse que absorveu informações que ela não tinha conhecimento. “O grau de autismo do meu filho é severo e ele não consegue se comunicar direito. Vou pegar as instruções para poder aplicar no dia a dia”, lembrou.

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, também esteve presente a palestra. “As famílias destes alunos precisam de todo carinho, atenção e solidariedade. Através das palavras, o Fábio soube passar tudo isso muito bem a eles. Estaremos sempre de portas abertas para este tipo de ação”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *