Resende comemora Dia do Fotógrafo com debates e muita imagem
4 de janeiro de 2018
Jovem morto na Colônia é identificado
4 de janeiro de 2018


Coordenadoria da Juventude expande projetos em Volta Redonda

CoordJuv tem oito projetos de incentivo ao desenvolvimento dos jovens em várias atividades

A prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, está expandindo os projetos voltados para crianças e adolescentes para 2018. A CoordJuv, ligado ao Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), tem o objetivo de atender as necessidades dos jovens do município, além de formular, elaborar, gerenciar e acompanhar os programas e projetos em conjuntos com outras secretarias.

Para 2018, a Coordenadoria da Juventude criou um ‘Banco de Projetos’, com ações que serão iniciadas ou terão continuidade nesse ano. Ao todo, são oito projetos: Papo Reto, Sábado de Juventudes, InterAGINDO, Fala Tu, Semeando Liberdade, Roda de Rima Pelas Escolas, Campeonato Municipal de Games e Caravana Id Jovem.

Segundo o prefeito Samuca Silva, as ações visam levar cultura, entretenimento e auxiliar no desenvolvimento dos jovens. “Essas são políticas públicas que estarão contribuindo para desenvolvimento intelectual e físico da juventude. As crianças e adolescentes são uma das prioridades desse governo”, destacou o prefeito Samuca Silva.

De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Luciano Campos, os trabalhos da CoordJuv serão intensificados durante o ano. “A importância da Coordenadoria é articular o conjunto das políticas públicas que de alguma forma envolva os jovens com as diversas secretarias e órgãos do governo, construindo uma ação transversal e integrada. O nosso objetivo é alcançar cada vez mais a juventude, inicialmente, oito projetos já foram desenvolvidos para atender os jovens durante o ano”, afirmou Luciano.

Confira os projetos da Coordenadoria Municipal da Juventude:

O Papo Reto

O Papo Reto é um projeto que visa a aproximação do poder público aos jovens, através do diálogo. O objetivo é ampliar o relacionamento do Poder Executivo e os estudantes das escolas municipais. “O projeto foi criado pela necessidade de um olhar mais atencioso aos jovens, buscando, entender a demanda dos jovens por um futuro promissor, seus objetivos e sonhos muito além dos muros da escola”, enfatizou Campos.

Sábado de Juventudes

Este projeto da CoordJuv busca o fomento de intervenções artístico-culturais e sociais nos diversos bairros de Volta Redonda, promovendo a utilização dos espaços públicos pela comunidade e coletivos do município.

InterAGINDO

O projetoé desenvolvido pela Coordenadoria em parceria com as secretarias municipais, instituições de ensino superior, escolas públicas e privadas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. “Entendemos que as famílias que foram contempladas no programa do Governo Federal, além de terem alcançado o sonho da residência própria, necessitam de atendimento além dos blocos, grades e portarias dos conjuntos”, comparou o coordenador.

Fala Tu

O Fala Tu tem como intuito central dialogar com os coletivos, formados por jovens da cidade, para criar políticas públicas voltadas a juventude em Volta Redonda.

Semeando a Liberdade

O projeto constrói pontes de diálogo permanente com os jovens que cumprem medidas socioeducativas, levando aos jovens o espaço de demandas político/social do município, desconstruindo barreiras e levando estes jovens ao convívio da sociedade de maneira que eles se sintam parte dela.“O projeto prioriza a formação de multiplicadores entre o governo, agentes públicos, professores e lideranças de juventudes locais, projetos esportivos e cursos que venham ser espaços públicos para levar os jovens a outra realidade”, comentou o coordenador Luciano Campos.

Roda de Rima

O projeto tem como objetivo central a realização de torneios em todas as escolas da Fevre(Fundação Educacional de Volta Redonda), a fim de que os jovens das rodas de rima possam se expressar e competir entre si, mostrando que dentro desse nicho há muita diversidade e talento.

Campeonato de Games

Em 2018, a Coordenadoria da Juventude irpa realizar um Torneio Municipal de Games em todas as escolas da Fevre, promovendo maior expansão do movimento cultural Nerd. O projeto visa fomentar e ampliar o debate de tecnologia jovem.

Caravana Id Jovem

A Caravana Id Jovem irá proporcionar aos jovens, nos junto nosCras(Centro de Referência e Assistência Social) o conhecimento sobre documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Os beneficiários são jovens de 15 e 19 anos, de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritos no Cadastro Único do governo Federal.

Sábado de Juventudes

O Sábado de Juventudes tem o objetivo de levar todos os movimentos de juventude da cidade para as praças e espaços públicos, promovendo intervenções artístico-culturais e sociais nos bairros, respeitando as demandas de cada comunidade. O projeto será uma ferramenta de integração do poder público com as comunidades, realizando ações que reflitam positivamente no comportamento dos jovens. A intenção é unir em um mesmo local os diferentes coletivos de juventude, favorecendo o impacto social e de integração entre as comunidades atendidas.

A Coordenadoria Municipal da Juventude, da prefeitura de Volta Redonda, está localizada na Rua Antônio Barreiros, 194, 3º andar, bairro Nossa Senhora das Graças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *