Projeto Guarda Mirim reinicia turmas
7 de fevereiro de 2018
Fla x Botafogo: venda de ingressos começa nesta quinta-feira
7 de fevereiro de 2018


Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas capacita equipe do CAPS AD Conforto

Encerramento do curso ocorreu nesta terça-feira com a certificação de 15 funcionários do atendimento público

A Coordenadoria Municipal de Prevenção Contra as Drogas encerrou na tarde desta terça-feira, dia 6, o Curso de Capacitação em Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas para funcionários do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Lucia Maria Bessada), no bairro Conforto, com a certificação dos 15 funcionários da instituição que faz o atendimento público. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Samuca, com a capacitação e fortalecimento da rede, ampliando os serviços de prevenção”, explicou Ricardo Vinicius Cunha, coordenador da unidade.

A solenidade de certificação ocorreu na sede do Centro, na Rua 2, bairro Conforto com a presença do secretário municipal de Saúde Alfredo Peixoto. O curso foi solicitado pela Coordenação do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira como a CMPD:

“Venho seguindo a determinação do prefeito Samuca de promover o fortalecimento dos serviços de quem cuida das pessoas, principalmente das  que lidam com o sofrimento dos usuários de substancias psicoativas como o álcool e outras drogas. É um projeto de capacitação técnica e emocional dos cuidadores que atendem as pessoas nessas situações”, explicou Ricardo Cunha, Coordenador Municipal de Prevenção às Drogas.

O curso começou no início de janeiro e capacitou a equipe formada por psicólogos, psiquiatra, técnico em reabilitação de dependência química, médico clínico, enfermeiro, musicoterapeuta, assistente social, focando na prevenção e humanização do atendimento das pessoas que já fazem uso e procuram pela reabilitação.

O CAPS AD no Conforto faz em média 60 atendimentos diários de pessoas que o procuram para se cuidar, ou aqueles pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família, pelo Centro POP que faz atendimento a população de rua, ou pelo Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Segundo o coordenador, o curso preventivo será levado este ano a toda a rede municipal de Educação, atendendo às 103 unidades escolar, no projeto Escola Preventiva, que reúne a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), e Coordenadoria de Prevenção ás Drogas.

A médica Vivian Werneck, do Centro de Atenção Psicossocial AD avaliou a importância do curso de capacitação: “Nós estamos recebendo pessoas novas na equipe e outros profissionais que precisam dessa reciclagem, desse conhecimento para estender o funcionamento na atenção fundamental às pessoas que necessitam deste apoio”, frisou.

Segundo o técnico de Reabilitação em Dependência Química, Márcio Gomes de Souza, a capacitação é muito rica em conhecimentos para o profissional: “É fundamental a participação da equipe em buscar maneiras de lidar com esta população, se proteger emocionalmente, porque a própria equipe pode tambem adoecer, A capacitação vai muito além da questão técnica. A  capacitação é como cuidar de quem cuida”,comparou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *