Rio Barra Mansa começa a ser dragado
15 de maio de 2018
Volta Redonda é finalista no Prêmio Prefeito Empreendedor
15 de maio de 2018


Artista plástico barra-mansense lança exposição nesta sexta-feira

Mostra permanece até o dia 31 de maio nos horários de 8h às 17h na Estação das Artes, no Centro de Barra Mansa

Após 20 anos sem exibir seus trabalhos, o artista plástico barra-mansense Joseph Figorelle retoma seu projeto com a exposição Percursos. Com apoio da Prefeitura de Barra Mansa por meio da Fundação Cultura, a exposição do artista tem sua abertura na próxima sexta-feira, dia 18, a partir das 20h na Estação das Artes, em Barra Mansa. A exposição permanece no local até o dia 31 de maio nos horários de 8h às 17h. A Estação está situada na Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, no Centro da cidade.

Com 50 esculturas, as obras de Joseph Figorelle são feitas de madeiras reaproveitadas, encontradas em locais onde seriam descartadas. O artista explicou que suas obras não são frutos de reciclagem, mas sim, uma reutilização de produtos naturais. “A reciclagem sempre é feita a partir de um produto morto, e nela, há uma grande transformação. O que eu faço é pegar um ítem e reutilizá-lo com o mínimo de interferências possíveis para a criação da obra”, afirma Joseph.

Figorelle iniciou sua carreira em 1996 com pinturas e esculturas, fazendo inúmeras exposições pela região e até no exterior. Mas, em 1998 o artista decidiu parar de expor suas obras. Continuou seus trabalhos em casa até se sentir seguro e satisfeito com a sua produção para então voltar a expor suas artes. Todo esse processo denominou o nome do projeto de sua retomada agora em 2018, “Percursos”.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, conta o objetivo de dinamizar os espaços culturais e ocupá-los com atividades que fomentem a cultura local. “Buscamos dinamizar os espaços públicos e também o entorno dos patrimônios culturais para que cada vez mais sejam ocupados por iniciativas criativas e inovadoras. Contamos com a visitação de todos os barra-mansenses nessa exposição do artista Joseph Figorelle, as esculturas são lindas’’, concluiu Bravo.

Para o escultor, a expectativa para o lançamento de sua exposição é grande e a emoção ao retomar seu projeto também. “A partir desse trabalho, espero que as pessoas aprendam a terem um olhar diferenciado para as pequenas coisas. Que passem a enxergar beleza em coisas simples, que por muitas vezes passam despercebidas em nosso cotidiano. Espero de coração que minhas obras toquem o olhar e a alma de cada um da mesma forma que aconteceu comigo”, concluiu Figorelle.

A antiga Estação Ferroviária, conhecida atualmente como Estação das Artes, no Centro de Barra Mansa é um patrimônio histórico cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC. A Prefeitura Municipal de Barra Mansa por meio da Fundação Cultura fomenta a iniciativa de utilização dos prédios históricos e seu entorno com atividades culturais. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 3326-0405 ou pelo e-mail economiacriativa@barramansa.rj.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *