Torneio de Tênis reúne diversas categorias em Volta Redonda
18 de maio de 2018
Ponte Alta tem alta concentração de comércio, em VR
18 de maio de 2018


OSBM realiza concerto com apresentação solo de violino

Regente Daniel Guedes será também o solista da noite; programa traz Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta na próxima quarta-feira, dia 23, mais um concerto de sua Temporada 2018. Desta vez, além de reger a orquestra, seu maestro associado, Daniel Guedes, será o solista da noite, mostrando também o talento no violino. O evento acontece no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), em Barra Mansa, às 20 horas, com entrada franca e classificação livre.

No programa serão executadas obras de Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert. Segundo Daniel Guedes, serão apresentadas peças pouco executadas do repertório violinístico clássico e romântico, o que proporcionará ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra destes importantes compositores.

– O público verá obras relativamente pouco tocadas do repertório violinístico. Não são concertos, mas sim peças curtas, como o Romance de Dvorak, que é uma peça maravilhosa e quase esquecida por violinistas e público, o Romance No 2 de Beethoven e também Schubert, com o Rondó para Violinos e Orquestra de Cordas. Este é um programa bem camerístico, onde a orquestra interage muito com o solista, fazendo realmente música de câmara. O público vai poder observar os instrumentos como flauta, oboé, clarinete, trompas, tocando em sintonia com o violino – ressaltou o regente.

Ele explica que a escolha deste repertório foi justamente para poder mostrar a versatilidade da orquestra. “É como se fosse uma grande música de câmara, não tem o maestro ditando o tempo e a orquestra reagindo, mas sim todos tocando juntos a mesma música.

Eu acho muito importante a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa poder mostrar essa faceta, de atuar sem regente, com a mesma pessoa solando e os músicos interagindo. Isso é claro que ocorre em um tipo específico de repertório, não é todo concerto que dá para fazer dessa forma, mas a escolha dessas peças foi justamente para mostrar essa versatilidade da orquestra”, completou Daniel.

O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra, Saint Gobain e apoio do Instituto Cultural Municipal.

SOLISTA – Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Iniciou seus estudos de violino aos 7 anos com seu pai, e aos 13 anos venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, tendo ganho bolsa de estudos da CAPES para estudar no exterior. Como regente, atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras, e atualmente, ocupa o cargo de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012 pela pianista Simone Leitão, e também professor de violino da Escola de Música da UFRJ. Participou de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FEMUSC e Festival Villa-Lobos.

PROGRAMA:

Wolfgang Amadeus Mozart

Abertura da Ópera “Cosi Fan Tutti”

Ludwig van Beethoven

Romance Nº 2 em Fá Maior Op.50

Antonín Dvorak

Romance em Fá Menor para Violino e Orquestra Op.11

Franz Schubert

Rondó em Lá Maior para Violino e Cordas D.438

Sinfonia Nº 5 em Si Bemol Maior D.485

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *