Prefeitura convoca idosos e deficientes que recebem BPC para se registrarem no Cadúnico
20 de junho de 2018
Eduardo Gonçalves morre vencido na luta contra o câncer
20 de junho de 2018


Prefeitura volta à Zona Rural para ampliar vacinação contra a gripe em Quatis

Da meta do Município, apenas 66 por cento já compareceram aos postos

Em mais uma tentativa de ampliar a cobertura da vacinação contra a gripe no Município, a Prefeitura de Quatis resolveu reforçar nesta semana a presença de uma unidade volante nas comunidades rurais da cidade. Das 3.286 pessoas que formam o público-alvo de Quatis, apenas 2.181 moradores já compareceram aos postos de saúde em busca das doses do medicamento, o que representa somente 66 por cento da meta determinada para a cidade pela Secretaria estadual de Saúde.

Nesta terça-feira, a unidade volante esteve em Joaquim Leite e na próxima quinta-feira, dia 21, o serviço atenderá os moradores de casa em casa, no distrito de São Joaquim, a partir das 8h30m. A Secretaria Municipal de Saúde já atendeu os moradores de outras regiões da zona rural, entre elas, o distrito de Falcão, a região do Glicério e a comunidade do Bom Retiro.

Um balanço divulgado no começo desta semana, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que, em números percentuais, dentro dos segmentos para os quais a campanha de vacinação se destina, os professores foram os que mais procuraram as unidades médicas (98,96 por cento do público-alvo já imunizados). No caso dos idosos, o índice de pessoas com mais de 60 anos de idade vacinadas até agora alcançou 71,89 por cento. Em seguida, vêm as seguintes parcelas da população: trabalhadores de saúde (66,26 por cento); gestantes (63,46 por cento) e crianças menores de cinco anos (50,68 por cento).

A coordenadora do setor de atenção básica da Secretaria de Saúde do Município, Maria Regina de Paula, informa que a vacinação contra a gripe acontece nesta semana até o dia 21 de junho (quinta-feira), pois no dia seguinte (22) haverá ponto facultativo nas repartições municipais devido ao jogo do Brasil com a Costa Rica pela Copa do Mundo. A data de 22 de junho foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para o encerramento da campanha de imunização em todo o território nacional. Mas Regina ressalta que a aplicação das doses poderá ter continuidade nos postos de saúde de Quatis a partir da próxima segunda-feira, dia 24:

– A extensão do prazo acontecerá se até quinta-feira, 21, a meta não for alcançada em Quatis. Levando-se em conta que a procura não vem ocorrendo com a intensidade esperada, acreditamos que não vamos atingir o número planejado de moradores para receber as doses, daí a prorrogação praticamente certa, a partir de segunda-feira. O nosso planejamento prevê a continuidade da vacinação até que possamos chegar a 90 por cento do nosso público-alvo – declarou a coordenadora.

Outra medida adotada esta semana pelos profissionais da área de saúde pública do Município visando aumentar a cobertura vacinal foi o chamado às famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Em reuniões realizadas nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que se localizam no Centro e no Jardim Independência, as famílias foram orientadas a procurar os postos de vacinação.

– Entre o balanço sobre o número de moradores vacinados divulgado no dia 30 de maio, e o levantamento fechado nesta segunda-feira, dia 18, isto é, em 20 dias, apenas pouco mais de 330 pessoas foram em busca da vacina nos postos. Reforçamos aqui o chamado aos cidadãos que fazem parte do público-alvo. Não deixe de procurar pelo medicamento – concluiu Regina , acrescentando que, em Quatis, as doses do medicamento são aplicadas nas unidades de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *