Dois bairros participam da ‘Ação Comunitária’ da prefeitura de Volta Redonda
20 de junho de 2018
Abraço coletivo celebra os 10 anos da atual sede da E.M. Esther Politi
20 de junho de 2018


Samuca Silva participa de Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares

Evento aconteceu no Memorial Zumbi e homenageou os destaques da cultura afro e da preservação da memória ancestral

O primeiro Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares aconteceu na noite desta terça-feira, dia 19, e teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. A festa, que também foi em comemoração ao 28º aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, também homenageou 14 pessoas em duas vertentes: um grupo de destaque de cultura afro e outro de preservação da memória ancestral.

“Pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda precisam sempre ser lembradas. A memória das lutas jamais pode ser esquecida pela população. E o prêmio tem a função de relembrar essas personalidades. Fico feliz também que a população tem um local (Memorial Zumbi) para utilizar e valorizar a cultura afro”, afirmou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que é neto de índio.

Aline Ribeiro, secretária de Cultura de Volta Redonda, concordou e complementou: “Não podemos deixar que histórias afros importantes caem em esquecimentos da população. E essa é uma das funções do Memorial Zumbi em Volta Redonda, que também conta com exposições, oficinas e locais de encontros de coletivos da cidade”.

Os homenageados foram na cultura afro: Julinho dos Palmares e Natache (música); Nilzete Xavier (dança); Schneider Lucas (artes visuais); Antônio Carlos Rodrigues e Jéssica Regina (literatura); Caio Moares e Mônica Melanie (artes cênicas); Douglas Lucas e Clarete Braz (educação); Joaberson Castro e Josiane Cirino (empreendedorismo); e Ivanilde da Silva e Bruno Nery (humanidade e cidadania).

Os homenageados na categoria de preservação da memória ancestral como Prêmio Zumbi foram: Joabes  Manoel (in memoriam), João Laureano e Sérgio Zacarias (in memoriam). Os contemplados com o Prêmio Dandara: Maria da Glória; Bernadele Dias Paulino (in memoriam); e Maria Eunice dos Santos Dias.

Dentre as programações culturais, tiveram a apresentação da banda Liniker e os Caramelows que animaram os participantes da primeira edição do prêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *