Romário cumpre agenda nos municípios da Região Sul Fluminense
28 de junho de 2018
Operação da STMU em três bairros interdita ônibus em Volta Redonda
28 de junho de 2018


Escola Hilton Rocha realiza encontro de ex-alunos em Volta Redonda

????????????????????????????????????

Ação da escola especializada contou com a participação de alunos do Sesi

Visando a inclusão e o fortalecimento de ações voltadas para os deficientes visuais a Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha realizou nesta quinta-feira, dia 28, o 2º Encontro de alunos e ex-alunos e amigos da escola, no Clube Foto Filatérico na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A ação contou com a participação também de mais de 60 alunos da Escola Sesi que levaram seus trabalhos do projeto ‘Novo Olhar: a diferença nos enriquece e as diferenças nos une” realizado durante o bimestre que é voltado para pessoa com deficiência visual.

Segundo Vera Lúcia Ferreira Cruz, diretora da escola Hilton Rocha, a participação dos alunos do Sesi enriqueceu o evento. “Nosso objetivo é sempre incluir o deficiente visual na sociedade. Os alunos puderam interagir e conhecer como é o dia a dia de uma pessoa com deficiência. Eles foram visitar a escola e de lá conseguiram criar maneiras para melhorar a inclusão”, disse.

A Escola Especializada Doutor Hilton Rocha fica no bairro Voldac, e atende atualmente 57 alunos com deficiência visual. Para Isabel Fumian, de 21 anos, que tem apenas 5% de sua visão, passar pela escola foi muito importante para sua independência.  “Já nasci sem a íris dos olhos e depois tive um tumor que prejudicou ainda mais a minha visão. Eu escrevia com baixa visão, fui para a escola ser alfabetizada em braile. Hoje sou professora. A Hilton Rocha é responsável por todas essas conquistas. É como se fosse minha segunda casa. Tenho minha independência graças ao que aprendi”, contou.

A troca de informações e a aprendizagem foi o que mais chamou a atenção e despertou interesse nos alunos da escola Sesi que apresentaram aos alunos e ex alunos da escola especializadas a bengala elétrica, os jogos adaptados e uma rádionovela.

“A idéia surgiu através da vontade de conhecer as diferenças. Nossos alunos se dedicaram e trabalharam muito para aprender como é a vida do deficiente visual. Eles foram conhecer a escola Hilton Rocha, realizaram com os olhos vendados algumas atividades para vivenciar as experiências. Dentro de outras disciplinas desenvolveram os projetos. Em breve eles vão criar startup. Tudo isso através do projeto e da vontade de melhorar a vida da pessoa com deficiência visual”, contou professora de Júlia Carolina Leal, da escola Sesi.

Ao todo, mais de dez jogos adaptados foram apresentados aos alunos deficientes visuais. Além da apresentação dos jogos e dos projetos de robótica teve também uma radionovela produzida pelos alunos e uma apresentação musical com a participação das escolas.

A secretária de Educação Rita Andrade, enfatizou a parceria entre as escolas e a importância em trocar experiências. “A educação é vivencia também. O convívio entre os alunos proporciona uma troca muito importante para o crescimento educacional de ambos. A escola especializa há anos, se dedica a incluir e prepara o deficiente visual para a sociedade, não apenas alfabetizando, mas cuidado da sua autonomia e essa atividade fomenta ainda mais esse contato e socialização”, disse.

De acordo com as alunos da escola Sesi, Gabrielly Almeida e Isadora de Sá, ambas com 13 anos,  participar das atividades fez com que a turma mudasse a visão sobre o assunto.

“Nós aprendemos muito sobre a importância de adaptar as coisas para as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. Hoje a gente consegue enxergar todas essas ações e tentar mudar e incluir. Ficamos muito impressionados com a independência da pessoa com deficiência visual e também queríamos colaborar por isso trabalhamos nas aulas forma de melhorar a vida desse pessoa”, contaram.

O prefeito Samuca Silva, destacou a educação é a melhor forma de incluir.“Através da educação podemos mudar, essas atividades são muito relevantes para a cidadania dos alunos. Essa troca de experiências ajuda no crescimento de todos. Fiico muito feliz em saber que essa parceria deu certo e que pode futuramente ajudar ainda mais a pessoa com deficiência visual”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *