VR se prepara para prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae
10 de julho de 2018
Homem é preso com drogas no bairro Estamparia
10 de julho de 2018


SME realiza seminário final para o PNAIC

Cerca de 43 unidades escolares de Volta Redonda participaram da atividade

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda encerrou nesta segunda-feira, dia 9, com um seminário,  o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), no auditório da SME. A formação continuada foi realizada durante os anos de 2017 e 2018 somando 100 horas de carga horária de atividades práticas e encontros presenciais para os profissionais da educação infantil e 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, o PNAIC tem como principal objetivo de apoiar os professores que atuam no ciclo de alfabetização.

“Essa formação continuada tem como objetivo capacitar o profissional de educação a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC. A educação é de responsabilidade de todos os envolvidos e essas ações são de grande importância na melhora na qualidade de ensino de nossa cidade”, contou.

Mais de 20 alunos da Creche Municipal José Ferreira dos Santos, do bairro Voldac, realizaram uma apresentação especial para os profissionais de educação, os alunos cantaram e dançaram a música ‘Periquito Maracanã’. Segundo a diretora da creche, Rosângela Gonçalves, a atividade faz parte do projeto coletivo da unidade.

“A apresentação dos alunos faz parte do projeto coletivo que trabalhamos na escola. Esse ano foi dedicado a contação de histórias e todo esse enredo é voltado para o  mundo da literatura”, disse.

O professor e educador do pólo regional do PNAIC de Resende, Aristeu Leite Filho, abordou o tema: Infância e os Desafios da Educação. Para ele, educar é de dentro para fora.

“Queria agradecer o convite da SME de participar deste evento para  falar do que mais gosto que é a educação. Temos muitos desafios na educação e precisamos sempre refletir e nos colocar no lugar das crianças. Isso nos ajuda em nosso trabalho. Colaboro na formação dos professores e realizo pesquisas sobre o tema”, afirmou.

Para Adriana Câmara, diretora do Centro de Educação Infantil, Alzira Vargas, no bairro Retiro, o seminário valoriza o trabalho do professor.

“O seminário ajuda na reciclagem do conhecimento e na valorização profissional do professor. Já estamos trabalhando a literatura desde cedo em nossas crianças. Eles não precisam necessariamente ler e escrever para conhecer as histórias. Incorporar a leitura dentro deste contexto é muito importante”, disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou o comprometimento da gestão em sempre melhorar a educação.

“Sei que foi feito um grande esforço das unidades escolares para disponibilizar esse profissional para que ele pudesse se capacitar e se atualizar. Sempre buscamos melhorar a qualidade de ensino em nossa cidade, isso é um comprometimento de nossa gestão”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *