Contratados da empresa de Call Center comemoram a conquista do emprego
20 de julho de 2018
São Sebastião ganha investimentos na habitação e Saúde
20 de julho de 2018


Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo começa em agosto

Imunização acontece em todas as unidades de saúde do município

Entre os dias 6 e 31 de agosto a Secretaria de Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo, destinada a crianças de um a cinco anos. O Dia D da Campanha está marcado para 18 de agosto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar 95% do público-alvo até o final da campanha, o que corresponde a um total de 974 crianças. A vacinação será realizada nas sete Unidades de Saúde da Família, no Policlínico de Fátima e na Central de Vacinas. Das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Segundo ressalta a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, mesmo aqueles que já contraíram sarampo, devem se vacinar. “Além de imunizar contra o sarampo, a vacina da tríplice viral ainda protege contra a caxumba e rubéola”.

A coordenadora explica que a população de cinco a 49 anos também pode ser vacinada, porem essa condição já faz parte da rotina das unidades de saúde, não havendo a necessidade de ser na campanha. “Quem não tiver dose comprovada da imunização contra sarampo, na carteirinha de vacinação, receberá duas doses com intervalo de 30 dias cada”.

Transmissão

O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte, se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por efeito das campanhas de vacinação, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *