51ª Exapicor contará com mais de 30 shows regionais
19 de setembro de 2018
Projeto “Buzum!” leva espetáculo teatral para alunos da rede municipal de ensino
19 de setembro de 2018


Secretaria da Mulher, Idosos e Direitos Humanos tem parceria com Poder Judiciário

Em Volta Redonda, assim que uma medida protetiva é expedida pela Justiça, o caso é comunicado ao serviço público; parceria é única no Estado do Rio

Uma parceria, única no Estado do Rio de Janeiro, entre a Secretaria da Mulher, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) de Volta Redonda e o Poder Judiciário garante mais proteção e assistência à mulher agredida. No município, assim que uma medida protetiva é expedida pela Justiça, o caso é comunicado à secretaria que coloca à disposição da vítima os serviços disponíveis na rede de assistência à mulher.

Atendimento psicológico e assistencial e, mais recentemente, os serviços da Sala de Bem-Estar Alternativo, com tratamentos holísticos, são oferecidos pela Smidh a todas as mulheres que conquistaram uma medida protetiva contra seu agressor. Além disso, elas contam com o apoio da Patrulha Maria da Penha.

Uma equipe, formada por Guardas Municipais, ligada à Secretaria da Mulher, utiliza viatura própria, caracterizada, para a Patrulha Maria da Penha. Os patrulheiros do projeto entram em contato com a mulher agredida e se colocam a disposição para fazer rondas pelos locais onde elas se sentem mais vulneráveis.

A secretária da Mulher, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Dayse Penna, acrescenta que os patrulheiros também passam um telefone para ligações de emergência. “Em 2017, quatro homens foram pegos em flagrante e encaminhados à delegacia pela Patrulha Maria da Penha”, afirmou Dayse, citando que em 2018, 23 homens já foram presos por descumprir medidas protetivas.

Ela explicou que o número de prisões cresceu neste ano por conta de uma mudança na Lei. “Hoje, o próprio delegado da Polícia Civil pode dar ordem de prisão para quem descumpre uma medida protetiva. No passado, somente o juiz podia decretar a prisão do infrator”, disse.

PARA ELES – Ao mesmo tempo que comunica à Smidh sobre a emissão de uma medida protetiva, o judiciário também orienta ao agressor que procure a secretaria num prazo de 48h. A partir daí, ele passa a fazer parte do programa “Desconstruindo o Machismo”.

Reuniões mensais no fórum são marcadas para um bate-papo, com a participação da equipe Guardiões da Vida, da Polícia Militar. Entre outros assuntos, são abordadas as implicações da lei para que o agressor cumpra adequadamente a medida protetiva para evitar a prisão. “Desde que o serviço é prestado, 100% dos homens acompanhados cumprem corretamente a medida protetiva”, relatou Dayse Penna.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que a parceria com o Poder Judiciário ajuda o Poder Público Municipal a identificar as mulheres que precisam dos serviços prestados pela Smidh. “Além da demanda espontânea, recebida diariamente na secretaria, é importante que o atendimento chegue a quem mais precisa, no tempo certo e a integração com a Justiça promove essa pontualidade”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *