Coopcat e Apae são beneficiadas com renda do Projeto Descarte Solidário
6 de outubro de 2018
Bandidos assaltam empresa de serviço de internet Zamix
6 de outubro de 2018


Primeiro sábado do Outubro Rosa terá mais uma etapa do mutirão de preventivos

Dezessete unidades ficarão abertas, das 8h às 16h, sendo duas delas na zona rural do município: Pedra Selada e Capelinha

O primeiro sábado do Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização e orientação das mulheres sobre a importância das medidas preventivas para evitar, ou tratar precocemente, o câncer de mama, será marcado por mais um mutirão de exames preventivos em Resende. A sexta etapa da ação, que já beneficiou 1.062 mulheres, será realizada em 17 unidades básicas de saúde do município, duas delas localizadas na zona rural. O mutirão oferece exames preventivos do câncer de colo do útero e avaliação das mamas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão, que também integra a programação do Outubro Rosa, será realizado das 8h às 16h. Para ter acesso ao procedimento não é necessário que a mulher marque consulta, bastando comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa, levando o cartão do SUS. Apenas não é recomendável fazer a coleta de material para o preventivo do câncer de colo do útero, as mulheres grávidas ou que estejam no período menstrual, já que as circunstâncias podem alterar os resultados.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, lembra que a realização do mutirão neste sábado, e também no próximo dia 20, quando haverá uma nova etapa do atendimento, é muito simbólica, já que o Outubro Rosa é um mês mundialmente consagrado à saúde da mulher.

– Estamos realizando este mutirão de exames preventivos desde o início de julho, com dois atendimentos mensais, sempre aos sábados, para facilitar o acesso das mulheres, principalmente daquelas que trabalham e não podem comparecer aos postos durante a semana. Mas a etapa deste sábado, dia 6, e do próximo dia 20, são ainda mais significativas, porque estamos no mês dedicado à saúde da mulher. Por isso, nossa expectativa é que a procura nas 17 unidades que estarão abertas seja grande e que as mulheres aproveitem esta oportunidade e reservem um tempinho do seu dia para cuidar do seu maior patrimônio, que é a sua saúde – disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *