Sine Resende capacita funcionários que vão atuar em Itatiaia
27 de novembro de 2018
Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em BM
27 de novembro de 2018


Banda Sinfônica de Barra Mansa Encerra a Temporada 2018

A Banda Sinfônica de Barra Mansa encerra sua Temporada 2018 com um concerto que traz as raízes da música afrodescendente no Brasil. O concerto acontece nesta quarta-feira (28) às 20h, no Instituto Cultural Municipal, com entrada franca.

O concerto “Black Music” homenageia a música tocada e composta por negros durante o século passado no Brasil.

No repertório obras como Maracatu de Chico Rei, As Rosas não Falam e Batuque, dança de negros, dentre outras. E compositores consagrados como Cartola, Mignone e Luiz Gonzaga.

A Banda Sinfônica de Barra Mansa será regida pelo Maestro Isac Francis e terá solo de Haroldo Carvalho.

A Banda

A Banda Sinfônica foi um dos primeiros grupos a serem formados pelo Projeto Música nas Escolas, em 2005. Desde então a Banda participa de diversos concursos e concertos em todo país, sendo hexacampeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).

Na Banda Sinfônica, as madeiras, principalmente flautas, clarinetas e saxofones, combinadas com os demais instrumentos que dão personalidade à sonoridade da Banda.

Esta combinação de instrumentos de potência é necessária para que a Banda cumpra um de seus principais objetivos que seria o de tocar tanto em locais fechados quanto em ambientes ao ar livre. A Banda Sinfônica possui esta versatilidade que a permite executar desde um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.

A banda é formada pelos alunos e monitores que participam da formação musical promovida pelo Projeto Música nas Escolas. Os músicos são escolhidos de acordo com seu desenvolvimento técnico ao longo das aulas e ensaiam tanto individualmente quanto em conjunto. Ao fazer a divisão pela idade dos músicos, as Bandas abrangem um número maior de alunos, em diversas faixas etárias.

O Maestro

Isac Francis, barra-mansense, começou seus estudos de música no grupo musical do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca.

Participou da Master Class de Metais com Antonio Henrique Seixas – Trombonista Baixo da OSB. Teve como professor de tuba João Luiz Areias – 1º trombonista da OSB, Eliezer Rodrigues – tubista da OSB e Prof. Leandro Avelino Bacharel em tuba pela UFRJ.

Participou do curso de regência do Projeto Banda Larga, ministrado pelo maestro Marcelo Jardim e Festival das Montanhas do Poços de Caldas, maestro Jean Reis.

O Solista

A trajetória do trompista Haroldo Carvalho na música começou com estudos teóricos musicais no Estaleiro Verolme, em 1983. No ano seguinte já atuava como música na Banda Sinfônica Jovem da FEBAM.

Dedicou-se ao estudo de trompa no Conservatório Brasileiro de Música, com o renomado professor Philip M Doyle.

Como principal trompista da Banda Sinfônica da CSN tocou ao lado de nomes da MPB como Leila Pinheiro, Ivan Lins, além de ter sido regido por Virginia Allen, John Stanley, entre outros.

Integra o Projeto Música nas Escolas desde seu início, em 2013. Quando surgiu a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, foi seu principal trompista.

Atualmente, é o primeiro trompista da Banda Sinfônica de Barra Mansa, além de desenvolver um trabalho de prática de conjunto com duas bandas juvenis e um coro formado por jovens., por meio do Projeto Música nas

Programa

Francisco Mignone – Maracatu do Chico Rei

Cartola- As Rosas Não Falam ( Solo Mestre Haroldo)

Lorenzo Fernandez – Batuque, Dança de Negros

Luiz Gonzaga – Zé Dantas – Gonzaga em Tom Maior (Arranjo: NenéuLiberalquino)

Edmundo Villane Cortez – Sonho Infantil

Quincy Jones – Soul Bossa

Jorge Ben – Mas que nada

Serviço

O que: Concerto da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas

Quando: 23 de Outubro, às 20h

Onde: Instituto Cultural Municipal (Clube Municipal)R. Juiz Antônio Ciani, 91 – Centro, Barra Mansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *