Mais de mil pessoas participam dos Jogos da Melhor Idade
28 de novembro de 2018
Indústrias poderão pagar o IPTU com desconto em VR
28 de novembro de 2018


Cessão de trator amplia apoio para produtores rurais de Quatis

Entrega do equipamento ao segmento agropecuário acontecerá no sábado, às 10h30m

A cessão de um trator agrícola por parte da Prefeitura de Quatis à Cooperativa Agropecuária da cidade vai ampliar o apoio da administração municipal ao segmento agropecuário do Município. A afirmação foi destacada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem a cerimônia de assinatura do termo de permissão de uso do equipamento contará também com as presenças de representantes do escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Rural.

A assinatura do documento acontecerá neste sábado, dia 01º de dezembro, às 10h30m, durante a inauguração da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, no bairro Jardim Pollastri. Pela Cooperativa Agropecuária, o termo de cessão de permissão de uso vai ser assinado pelo presidente da instituição, Jairo de Carvalho. A cerimônia terá ainda as participações do chefe do escritório local da EMATER, Reinaldo Altivo Guedes, e do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Rural do Município, Rogério de Abreu Torres.

O trator foi doado à prefeitura, em julho passado, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Abastecimento, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de gestões junto ao Governo Federal, coordenadas pelo deputado federal reeleito Áureo (Partido Solidariedade). Por meio da cessão feita pela prefeitura à Cooperativa Agropecuária do Município, os produtores rurais vão utilizar o equipamento na preparação do solo, além do transporte de insumos e beneficiamento.

– Além dos serviços permanentes de manutenção e conservação das estradas rurais, visando garantir o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores das comunidades rurais, a nossa administração tem realizado parcerias importantes com as entidades representativas  do segmento rural visando valorizar cada vez mais este segmento tão importante para a nossa cidade. A cessão do trator é mais um resultado positivo deste trabalho de mãos dadas – disse o prefeito, manifestando seu agradecimento ao deputado federal Áureo “pelo apoio importante sempre prestado em Brasília às reivindicações do Município de Quatis”.

O termo de permissão de uso do trator estabelece que caberá à Cooperativa Agropecuária do Município a manutenção e a guarda do trator, “bem como as despesas relativas à operação de logística, de manutenção e conservação dos bens e os encargos legais e trabalhistas dos operadores do maquinário”.

A instituição terá ainda a responsabilidade de emitir relatórios semanais ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Rural a respeito dos trabalhos executados, já que a cooperativa vai coordenar também o uso do trator por parte dos produtores, gerenciando, inclusive, a programação de propriedades atendidas com o equipamento. No caso da EMATER e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, estas duas entidades vão prestar toda a assistência técnica aos produtores. Por sua vez, a prefeitura vai ter um fiscal para acompanhar a execução do termo de permissão de uso do trator, cujo prazo de validade será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *