Vagas para pessoas com deficiência na Rua 33 é avaliada pela prefeitura de VR
6 de dezembro de 2018
Confraternização marca encerramento do I Torneio Leiteiro de Curral, em Resende
6 de dezembro de 2018


Secretaria de Cultura de VR realiza reunião para tratar sobre encontro de Folia de Reis de 2019

Evento vai acontecer no dia 13 de janeiro na Ilha São João

Nesta quinta-feira, dia 6, a secretaria de Cultura de Volta Redonda realizou uma reunião com representantes das folias de reis da cidade. O encontro teve como objetivo explicar o edital de participação para os grupos de folia e confirmar da data e o local do evento em 2019.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, a SMC está se estruturando, junto ao Conselho de Cultura da cidade, para tornar as folias de reis patrimônio cultural.

“Tornar a Folia de Reis um patrimônio cultural do município vai favorecer para que a cultura das folias sejam mantidas e que o município destine recursos específicos para essa cultura. A cidade conta com diversos grupos tradicionais e nós queremos incentivar esse evento”, disse.

O edital especial ‘Cultura Popular Mestre Paulinho’ para as folias de reis vai ficar aberto até o dia 21 de dezembro. E os mestres ou donos de folias devem procurar a SMC para realizar a inscrição. O Encontro de Folias será realizado no dia 13 de janeiro, na Ilha São João.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância das folias na cidade. “Sabemos o valor cultural das folias e que elas representam a cultura regional da cidade. Através do edital ficou mais democrática a participação de todas as folias. Mesmo nossa cidade sendo nova, existe grupos de folia tradicionais e que devem ser reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade”, destacou.

O mestre Abel de Paula, da Jornada Estrela Maior, do bairro Vale Verde, destacou que as reuniões e o diálogo com a secretaria municipal de Cultura é fundamental para os grupos. “Essas reuniões são importantes para esclarecer e principalmente ouvir os mestres e as folias em suas necessidades, é muito importante esse diálogo aberto”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *