Secretaria de Cultura de Volta Redonda amplia ocupação de espaços culturais em 2019
26 de dezembro de 2018
Ações da SMAC promoveram inclusão em Volta Redonda em 2018
26 de dezembro de 2018


Volta Redonda promove ações pelo Dezembro Vermelho

No mês de conscientização e combate à Aids, prevenção, diagnóstico e tratamento foram temas abordados

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria municipal de Saúde, promoveu atividades pelo Dezembro Vermelho. O mês de conscientização e combate à Aids começa com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º. Para divulgar o Programa IST/Aids, do Centro de Doenças Infecciosas (CDI), foram realizadas ações de panfletagem na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, no Aterrado; e palestra para profissionais da Rede Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora do programa IST/Aids, do Centro de Doenças Infecciosas (CDI), da secretaria de Saúde de Volta Redonda, Sandra Regina Coutinho, a panfletagem é voltada para a população em geral. “Além de entregar um folheto informativo, a equipe do CDI orientou as pessoas sobre a prevenção da doença sexualmente transmissível”.

Durante a ação, a população também foi informada que tem acesso gratuito a preservativos, eles são distribuídos no CDI. Além disso, o teste rápido para o HIV é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. “Não precisa de pedido médico, basta chegar à Unidade de Saúde e dizer que quer realizar o teste de HIV”, explicou Sandra, lembrando que o diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento antes que doenças oportunistas se instalem.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirmou que além de informar à população sobre os serviços disponíveis para prevenção, diagnóstico e tratamento da Aids, as ações pelo Dezembro Vermelho também capacitaram os profissionais da área de saúde.

Na primeira semana do mês, médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de palestras que abordaram o fluxo de atendimento à população em geral e ao profissional da saúde, em caso de acidente com material biológico.

“A indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realização do teste. E, em casos reagentes, procurar o CDI (Centro de Doenças Infecciosas) para acompanhamento e tratamento. A parte ambulatorial é feita no CDI, que fica na Rua Dionéia Faria, no Aterrado”, explicou Alfredo.

Ele informou ainda que os números registrados em Volta Redonda seguem a tendência mundial. A maioria dos casos novos é registrada entre os homens e na população jovem, entre os 20 e 34 anos. “Neste ano, por exemplo, até 26 de novembro, o CDI registrou 137 novos casos, 113 na população masculina e 24 na feminina”, ilustrou.

A capacitação incluiu ainda apresentação do médico infectologista Gustavo Magalhães, da Câmara Técnica do Programa IST/AIDS/RJ (Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids do Rio de Janeiro), que também faz parte do CDI em Volta Redonda, que falou sobre diagnóstico e tratamento. E da coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Milene Paula de Souza, que mostrou aos profissionais um panorama da síndrome em Volta Redonda.

Para o prefeito do município, Samuca Silva, informar a população sobre os serviços disponíveis na Rede Municipal de Saúde é importante, mas a atualização periódica dos profissionais da área é mais eficaz para que esses serviços sejam utilizados pela população da melhor forma.

“São eles que estão na ponta, em contato direto com os pacientes e devem apresentar os serviços oferecidos pela rede e identificar as necessidades de cada um, encaminhando para o melhor tratamento”, acredita o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *