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Escola Municipal de Resende é destaque nacional na educação

Ciep 342 ficou em primeiro lugar no ranking do PVE 2018, entre os municípios acima de 21 mil habitantes

Uma importante premiação na rede pública municipal de ensino levou Resende a ganhar projeção nacional na última semana, conquistando o primeiro lugar em sua categoria. Na terça-feira, dia 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o prêmio “Escola Destaque Nacional na Prática de Acompanhamento de Aprendizagem”, a partir do trabalho feito no Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues, situado no bairro São Caetano. O prêmio é concedido pelo Instituto Votorantim, em São Paulo, como parte do programa “Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018”.

A premiação é dividida em duas categorias: municípios até 21 mil habitantes e acima de 21 mil habitantes. A escola municipal de Resende ficou em primeiro lugar no ranking da sua categoria. Para se ter dimensão da importância do feito, no ano passado, o PVE envolveu mais de mil escolas públicas de 104 municípios do Brasil. O programa atua nas frentes de Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. A secretária de Educação, Rosa Frech, explicou quais foram os critérios de seleção para a escola, que se destacou entre as 10 finalistas da premiação.

— No decorrer do ano letivo de 2018, a Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues foi escolhida pelo PVE, para representar o município em âmbito nacional. O objetivo do programa do Instituto Votorantim é promover melhorias no ensino a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização das comunidades escolares. Diante disso, o Ciep 342 teve este reconhecimento, que reflete em toda a rede municipal. Uma equipe da unidade aplicou estratégias de aprendizagem na disciplina de matemática, tendo observado o aperfeiçoamento significativo das habilidades avaliadas – destacou, lembrando que a escola atende 241 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Deste total, 111 são contemplados com o sistema integral.

A secretária reforçou a importância de ações que potencializem as práticas de acompanhamento de aprendizagem. “Os gestores e orientadores da unidade educacional em questão participaram de quatro ciclos de encontros de formação. Os profissionais ficaram incumbidos de replicar o conhecimento ao corpo docente, visando um impacto na aprendizagem dos estudantes. Atualmente, a escola possui em torno de 40 membros, entre professores, orientador pedagógico e funcionários de apoio e da direção. O PVE valoriza o trabalho pedagógico da escola, proporcionando atividades para a revisão das práticas adotadas”, frisou.

Dentro do programa, foram elaboradas seis categorias que nortearam as práticas de acompanhamento das aprendizagens. São as seguintes diretrizes: o papel da direção e da coordenação pedagógica; uso de diferentes instrumentos e registros para o acompanhamento; a importância da formação continuada de professores na escola; a construção do plano de ação: desafios às equipes gestores; a intervenção dos gestores: coerência entre as ações de acompanhamento e as práticas de ensino; e a potência do trabalho colaborativo para a ampliação do processo.

Na solenidade de premiação, que aconteceu no Hotel Holiday Inn, na capital paulistana, a equipe vencedora de Resende foi contemplada ainda com uma assinatura da revista Nova Escola por um ano e a inscrição em um curso on-line de Especialização em Gestão Escolar e Pedagógica, além de destaque na publicação intitulada “Práticas de Acompanhamento de Aprendizagem” (disponível no sitewww.institutovotorantim.org.br).

Rosa Frech acrescentou ainda que o município busca participar das mais diversas políticas de melhorias para a educação. Isso pode refletir, por exemplo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas.

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