Inscrições do concurso para prefeitura de Resende são prorrogadas
18 de junho de 2019
Vila Rica ganha novas áreas de lazer e convivência
18 de junho de 2019


Projeto CEM da SMEL acontece em 20 núcleos de Volta Redonda

MARIA PAULA (PAULINHA) SECRETÁRIA DE ESPORTES PMVR

Vivências múltiplas são trabalhadas nas crianças que realizam o projeto

O projeto Crescer em Movimento (CEM) da secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda, que atende em 20 núcleos da cidade, crianças de seis a 11 anos, tem como objetivo o trabalhar as vivências múltiplas dos alunos, que visando lazer e sociabilidade. O projeto acontece desde 2017 e conta com a participação de mais mil crianças.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o projeto visa à integralidade dos alunos, através das atividades oferecidas nos núcleos e ginásios. “Neste projeto a criança consegue trabalhar sua parte motora de forma ampla, relevante ao desenvolvimento psicomotor e afetivo. Ressaltando que, nestas faixas etárias é essencial para seu desenvolvimento motor, pois é quando a criança desenvolve suas competências cognitivas, motoras e sociais”, disse.

O projeto tem um caráter social, visando as vivencias e através delas desenvolvendo habilidades que colaboram com o crescimento integral da criança. Segundo a coordenadora do CEM, a professora da SMEL, Fabiana Miranda, a intenção é estimular diversos fatores importantes do crescimento.

“Além da coordenação motora o projeto colabora com o desenvolvimento das funções como o espaço temporal, a flexibilidade, esquema corporal, lateralidade e equilíbrio que são fundamentais para o desenvolvimento da criança. A dança também faz parte do projeto e tem como objetivo a prática da dança, através da cultura corporal, proporcionando experiências que auxiliem no seu desenvolvimento motor, perceptivo e afetivo”, contou.

As aulas acontecem na parte da manhã e da tarde nos ginásios: 249, Siderlândia, Açude, Retiro, Santa Cruz, Ilha São João, Santo Agostinho, Três Poços, São Geraldo, Vila Rica – Tiradentes e nos núcleos da Arena do Aterrado, Candelária, Dom Bosco, Vila Brasília, Vila Mury, Brasilândia\Caieiras, Nova Primavera, Roma I e São Sebastião.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto, que foi criado na atual gestão. “Não tinha a visão de que esse tipo de atividade pudesse influenciar na vida e no futuro dessas crianças. Através desse olhar mais sensível, colocamos em prática esse projeto, principalmente para trabalhar as ações para melhorar a vida adulta dessas crianças. Essas funções motoras bem desenvolvidas ajudam em habilidades diárias que fazem parte do cotidiano como dirigir, praticar esportes, correr, caminhar e até na vida de lazer”, contou.

Os interessados em praticar as atividades desenvolvidas pelo CEM devem procurar o ginásio ou núcleo mais perto de sua casa. Para mais informações entre em contato através do telefone 33392105

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *