Secretaria de Meio Ambiente devolve animais à natureza em VR
12 de julho de 2019
PRF prende homem com veículo clone na Dutra
13 de julho de 2019


Volta Redonda possui Centro de Pré Atendimento a Idoso

????????????????????????????????????

Serviço vinculado á SMIDH tem o objetivo de acolher e orientar a população idosa do município

Na última quinta-feira, dia 11, aconteceu um caso de violência contra uma idosa, que teve uma grande comoção de toda a população em Volta Redonda, repercutindo o tema inclusive nas Redes Sociais. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) está acompanhado o caso e está à disposição da equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município de Piraí, já que a senhora é moradora de Arrozal e sendo assim a secretária perde a autonomia de conduzir o caso.

“As providências estão sendo tomadas. Como os envolvidos são de Arrozal nós já encaminhamos o relatório de atendimento do CEPAI (Centro de Pré Atendimento ao Idoso) para a Secretaria de Assistência Social e CREAS de Piraí e ao CRAS Arrozal (Ofício via e-mail). Também encaminhamos o Relatório ao Ministério Público. Consideramos importante demonstrar a população que a SMIDH tomou conhecimento do fato e está adotando as providências que estão ao nosso alcance”, informou a Diretora do Departamento de Políticas para Idosos, Juliana Rodrigues.

O CEPAI é um serviço municipal vinculado á SMIDH que possui como objetivo acolher e orientar a população idosa, encaminhando-a ao setor responsável pela atuação na demanda. O serviço foi vinculado à SMIDH após a reforma administrativa feita em 2017.

“No ano de 2018 conseguimos aumentar o número de atendimento em aproximadamente 950%, tendo em vista que no ano de 2017 haviam sido realizados 33 atendimento, e no ano de 2018, após assumirmos o serviço, foram realizados 349 atendimentos. A violência doméstica é um ciclo que precisa ser imediatamente rompido”, contou a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena.

No primeiro semestre do ano de 2019 foram realizados 189 atendimentos, sendo 11 em janeiro, 55 em fevereiro, 28 em março, 36 em abril, 34 em maio e 25 no mês de junho. De acordo com o levantamento as violências mais denunciadas foram violência psicológica, abandono, violência patrimonial e violência física e os maiores encaminhamentos realizados foram para o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Ministério Público e Delegacia de Polícia.

Os serviços oferecidos para a terceira idade em Volta Redonda são muitos e envolvem várias secretarias. Entre eles estão os Grupos de Convivência, Centro de Atendimento a Pessoa Idosa e Centro de Atendimento à Pessoas com Alzheimer (SMAC), Programa Melhor Idade em Movimento (SMEL), Academia da Vida (Fevre), Hospital do Idoso e Policlínica da Melhor Idade (SMS), entre outros.

No município ainda temos o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que de acordo com o presidente Kaique Maia, tem um papel fiscalizador das políticas públicas voltadas para o público idoso da cidade, bem como a formação de uma agenda pública para as políticas municipais relacionadas a temática. “Outro papel do conselho é a fiscalização e o apoio à entidades privadas de atendimento ao idoso, tais como Instituições de Longa Permanência de Idosos. O conselho também recebe e encaminha denúncias de agressões físicas, morais, patrimoniais, etc contra idoso, direcionando as denúncias ao Ministério Público Estadual para devidas providências”, explicou Kaique.

O prefeito Samuca Silva falou sobre o assunto. “Ver um fato desse acontecer aqui em nossa cidade é muito triste, mesmo que as pessoas envolvidas sejam de outro município. Nós temos uma grande rede de atendimentos para a terceira idade, onde cuidamos e protegemos nossos Idosos, além de proporcionarmos meios de lazer e entretenimento aos mesmos. Nós não só ampliamos os serviços existentes na cidade, como criamos uma secretaria só para cuidar dos interesses deles”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *