Secretaria de Saúde de Barra Mansa intensifica vacinação triviral
24 de agosto de 2019
Colisão envolve moto e bicicleta na Lúcio Meira
24 de agosto de 2019


Prefeitura realiza agendamento  para eleitores sem acesso à internet

Atendimento acontece no Centro Administrativo

Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos inicia nesta segunda-feira, dia 26, o agendamento para o cadastramento biométrico destinado principalmente aos eleitores da cidade com dificuldades de acesso à internet. O agendamento no Centro Administrativo do Município poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, de 13h30m às 16h30m, mediante a apresentação do documento de identidade e do título de eleitor. Uma vez marcado o dia do cadastro, os eleitores deverão se dirigir ao cartório de Porto Real, na data e horário agendados.

O prefeito explica que o agendamento no prédio da administração municipal amplia a parceria firmada entre a prefeitura e a justiça eleitoral no sentido de cadastrar os dados biométricos dos eleitores da cidade até o dia 01º de dezembro, prazo estabelecido para a coleta das informações. O cadastro biométrico é proveniente de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral e tem como objetivo aumentar a segurança no processo de votação e a identificação dos eleitores.

– A nossa administração está disponibilizando o agendamento nas instalações da prefeitura no sentido de facilitar este procedimento aos eleitores que têm dificuldades de acessar a internet, especialmente no caso dos moradores da zona rural. É importante frisar que a prefeitura vai agendar o dia e o horário do cadastramento biométrico junto à página na internet do Tribunal Regional Eleitoral. A partir deste agendamento, os eleitores saberão o dia e o horário nos quais a coleta vai ser efetivada no cartório de Porto Real – declarou o prefeito, lembrando que o agendamento só pode ser feito por meio do endereço eletrônico do TRE (www.tre-rj.jus.br).

Para informar os moradores da zona rural sobre o agendamento na Prefeitura de Quatis, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos divulgará a realização deste serviço através da unidade volante do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que toda semana presta serviços às famílias daquela região na área de assistência social. Além disso, segundo a diretora de Proteção Básica da pasta, Irenia Roselena, a informação vai ser propagada também nos postos de saúde e nas escolas dos distritos de Falcão e São Joaquim, e nas escolas municipais de Joaquim Leite e Santana, que também se localizam na área rural de Quatis.

A parceria entre a Prefeitura de Quatis e a justiça eleitoral visando à realização da coleta de dados dos eleitores da cidade foi firmada no final de julho. Desde o começo de agosto, a prefeitura vem informando a população sobre o levantamento em suas mídias digitais (página na internet e no facebook); mediante a produção de reportagens para os meios de comunicação social com alcance no Município, especialmente jornais impressos, canais de televisão e emissoras de rádio; e a afixação de cartazes informativos em escolas municipais, postos de saúde e outras repartições públicas da cidade.

– Dois agentes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município estarão à disposição dos eleitores de Quatis no prédio da prefeitura para agendar o cadastramento no cartório de Porto Real. Antes do agendamento em si, os agentes vão verificar na própria página do TRE se os dados do eleitor ainda não foram coletados na eleição do ano passado. Isso porque, muitas pessoas, quando se dirigiram às seções eleitores durante o pleito de 2018, já tiveram os seus dados coletados. Se a biometria já tiver de fato ocorrida, não existe a necessidade do cadastramento em Porto Real – disse Irênia, frisando que quem não se cadastrar perderá o título de eleitor, ficando, portanto, impedido de votar nas próximas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *