Festival da Família na Vila Nova acontece neste domingo
10 de outubro de 2019
Crônica escrita por aluna de Quatis se destaca em olimpíada da língua portuguesa
10 de outubro de 2019


Hospital de Emergência faz 25 anos em momento especial

Unidade de referência para região das Agulhas Negras ganha culto ecumênico, enquanto passa por reforma e modernização

Maior, mais moderno e ainda com muitas outras melhorias em andamento. Este é o atual cenário do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, que completou 25 anos de fundação no último dia 3. Para marcar a data, a Prefeitura de Resende promoverá um culto ecumênico nesta sexta-feira, 11, a partir das 9 horas, na sede do hospital, que é considerado referência para as cidades da região das Agulhas Negras. O HME foi inaugurado em 1994 e atende em média nove mil pacientes mensalmente.

Entre muitas autoridades municipais que estarão no local, o ato em agradecimento aos serviços prestados pela unidade contará com a presença do Bispo Emérito da Diocese Regional, dom Francisco Biasin. “Felizmente, temos muito o que celebrar nesta data, tanto pelas melhorias que já foram alcançadas como pelas outras que estão por vir. Um excelente momento também para destacar o valor da equipe que trabalha no hospital, pois sem eles nenhum avanço seria completo. Vamos celebrar e também assumir um compromisso de que ainda temos muito a fazer para melhorar a saúde pública de nossa cidade”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

O hospital vem recebendo atenção especial da atual gestão desde 2017, mas foi a partir de 21 de janeiro que uma grande transformação teve início na unidade, com a chegada do programa “Revitaliza Resende”. O projeto prevê troca do piso, telhado, portas, janelas, além de pintura e readequação de espaços importantes para garantir melhor qualidade de trabalho e atendimento ao público. Neste sentido, o processo de revitalização e modernização já contemplou o Hospital da Criança Albert Sabin (ala infantil do HME), assim como o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) foi totalmente renovado e reequipado.

Mais obras

As obras prosseguem no Pronto Socorro e ainda chegarão ao setor de repouso, consultórios e enfermaria. Em outra ação, a Prefeitura de Resende está construindo a nova farmácia do Hospital Municipal de Emergência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a conclusão das obras, os pacientes do município poderão concluir o tratamento oferecido pelo HME em suas residências, já que a farmácia irá oferecer suporte com a distribuição de remédios 24 horas, sete dias na semana.

Outra boa notícia veio esta semana, quando o Hemonúcleo do hospital conseguiu consolidar a aquisição de sua primeira Licença de Funcionamento. O documento, que deve ser renovado anualmente, foi emitido pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro. Desde a sua fundação em 1993, o Hemonúcleo operava a partir de protocolos obtidos ano a ano. Pela primeira vez, com a apresentação de toda a documentação exigida, o Núcleo de Hemoterapia conseguiu tal licença.

Marcas históricas

O ano do 25º aniversário do Hospital Municipal de Emergência tem sido histórico de uma maneira geral para a Saúde Pública de Resende. Em agosto, o Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) , desenvolvido pelo Governo do Estado, avaliou o atendimento prestado à população das cidades fluminense nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo dividiu a saúde básica em indicadores e apontou que apenas quatro municípios atingiram o mais alto patamar de metas cumpridas. Entre estas cidades está Resende.

Confirmando esse bom momento, o Ranking Connected Smart Cities 2019, feito pela consultoria Urban Systemse e divulgado anualmente para medir o potencial de desenvolvimento das cidades brasileiras, apontou Resende como a oitava melhor saúde do país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *