Acidente deixa um ferido na BR-393 (Lúcio Meira)
21 de outubro de 2019
PRF prende homem com simulacro de arma de fogo em carro clonado na Rio-Santos
22 de outubro de 2019


Quase 570 funcionários aprovados no concurso público estão trabalhando em Quatis

Levantamento da Secretaria de Administração mostra que 83 por cento dos funcionários são servidores do quadro efetivo

Um levantamento da Secretaria Municipal de Administração, datado do final de setembro deste ano, mostra que a Prefeitura de Quatis já admitiu 564 trabalhadores aprovados no concurso público realizado em outubro de 2015, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza – MDB (2013-2016).

Esse número corresponde aos funcionários que foram convocados, admitidos e se encontram lotados atualmente nas repartições municipais. Ao todo, mais de 900 aprovados no mesmo concurso foram chamados até agora, mas posteriormente muitos conseguiram outras ocupações em outros lugares, pediram demissão ou não se classificaram em etapas seguintes à aprovação da prova teórica, entre outros motivos.

Segundo o mesmo levantamento, dos atuais 959 funcionários públicos municipais, 799 são servidores efetivos, ou seja, 83,32 por cento do quadro funcional da prefeitura, contra apenas 16,68 por cento de trabalhadores ocupantes de cargos em comissão (160 cargos de confiança).

Para o prefeito Bruno de Souza, “o fato de a imensa maioria dos servidores municipais ser formada por profissionais estáveis se constitui numa comprovação incontestável de que a valorização do funcionalismo está entre as prioridades do atual governo da cidade”. Ele destaca também que o concurso público promovido há quatro anos pela prefeitura admitiu mais 248 trabalhadores além do número de vagas abertas inicialmente: 316. Os novos dados a respeito do funcionalismo público estão sendo divulgados nesta segunda-feira, 21, a uma semana do Dia do Servidor Público (28 de outubro).

A quantidade maior de servidores concursados admitidos acima do número inicial tem sido possível graças às alterações no lotaciograma (quadro disponível de vagas disponibilizadas em concurso). Essas mudanças precisam de autorização legislativa para entrar em vigor. Na área de Educação, por exemplo, a prefeitura abriu mais de 90 vagas depois que o quadro de vagas para o setor foi ampliado por meio de uma lei de autoria do próprio prefeito, mas aprovada pelos vereadores.

Além disso, como muitos funcionários aprovados pediram desligamento antes dos três correspondentes ao tempo do estágio probatório (três anos), a prefeitura precisou chamar os classificados em seguida na relação de aprovados.

– Com base neste relatório da Secretaria de Administração da Prefeitura de Quatis, constatamos que de cada dez trabalhadores listados na folha de pagamento, pelo menos oito são servidores de carreira. Outro resultado positivo que podemos extrair deste levantamento é a certeza de que uma quantidade significativa de trabalhadores teve acesso ao mercado de trabalho, num momento em que o Brasil ainda enfrenta uma grave crise de desemprego – opina o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Carlos Magno Canil Ramos, dos 564 servidores efetivos admitidos através do concurso ocorrido há quatro anos, grande parte deles foi contratada para o quadro de professores: 173 profissionais de magistério, no total, entre professores para a educação infantil e o ensino fundamental, além de orientadores pedagógicos e orientadores educacionais. Dentro ainda da rede municipal de ensino, o cargo de auxiliar de educação ganhou mais 74 profissionais.

Outras secretarias municipais também foram contempladas com a posse de servidores aprovados no mesmo concurso, a saber: Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Urbana, Meio Ambiente; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Finanças, Desenvolvimento Rural e Administração.

A ampliação do quadro efetivo de funcionários da prefeitura possibilitou não apenas a melhoria da eficiência dos serviços em áreas essenciais para o cidadão, mas tornou realidade a criação de mais dois grupamentos da Guarda Municipal, um deles o grupamento ambiental e o outro o grupamento do trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *