Mulher é atropelada ao flagrar marido com outra em BM
26 de outubro de 2019
Maju é sepultada no cemitério São Francisco, em Barra Mansa
26 de outubro de 2019


Parque Tobogã em Resende é pioneiro na implantação de brinquedos adaptados na região

Instalação do kit inclui gangorra e skate inclusivos, balanço jardim cadeirante e tirolesa despertar

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, avança em mais uma conquista para modernizar a cidade e dar acessibilidade às crianças com deficiências: a implantação de brinquedos adaptados em parques públicos. A primeira área de lazer a ser contemplada será o Parque Tobogã, situado no bairro Vila Julieta, conhecido como Alvorada. O segundo destino já programado é o Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco. Com a iniciativa da atual gestão, o município ganha posição pioneira na instalação do kit inclusivo, composto por gangorra, skate, balanço e tirolesa, na região.

Para a instalação do kit, a equipe de obras da Prefeitura realizou uma vistoria e escolheu o melhor lugar do Parque Tobogã para abrigar o complexo infantil adaptado. No espaço em questão, o gramado foi retirado e o terreno nivelado para iniciar a concretagem, que está prevista para os próximos dias. A etapa seguinte do processo será a montagem dos brinquedos removíveis, que já foram entregues pelo fabricante.

Cada equipamento itinerante adquirido possui características que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com deficiências e garantem bem-estar social. A gangorra inclusiva, que é dotada de estrutura para cadeira de rodas, visa desenvolver o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação motora, além de estimular a imaginação, bem como o sistema nervoso. O skate inclusivo tem estrutura para marcha, que possibilita ao usuário ficar em pé com suporte do colete suspenso skaterapia. A atividade permite que a criança experimente a sensação de liberdade.

Já o balanço jardim cadeirante possui adaptação para cadeira de rodas. Este balanço apresenta recursos que desenvolvem o controle do corpo, equilíbrio e a coordenação. O brinquedo também proporciona criatividade, estimulando o sistema nervoso central, além de segurança nos movimentos. Por sua vez, a tirolesa despertar foi fabricada para a prática de marcha, exercícios e dança. O aparelho possibilita ao usuário ficar em pé com apoio de colete suspenso para curtir a sensação de liberdade.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a compra dos equipamentos inclusivos servirá para o lazer das crianças que apresentam deficiências, além de contribuir para a socialização nos espaços públicos da cidade.

— O desenvolvimento das crianças com deficiências é umas das prioridades da nossa gestão. O Parque Tobogã, que já abriga o Programa Gente Eficiente, será o primeiro lugar a receber os brinquedos adaptados. Os equipamentos são seguros e possuem recursos fundamentais para o crescimento saudável e diversão das crianças que precisam de um cuidado todo especial. A socialização para as pessoas com deficiências é outro fator importante, que deve estar inserido no contexto dos parques públicos, com opções para a interação de todos os seus frequentadores. A implantação do complexo infantil adaptado é pioneira na região. Vale lembrar que o ‘Gente Eficiente’, que oferece várias oficinas ao público com deficiência, já foi beneficiado com instrumentos e uniformes personalizados para a criação de fanfarra, além de um ônibus adaptado com capacidade para 27 usuários, recentemente. O objetivo da iniciativa é viabilizar qualidade de vida e desenvolvimento integral às pessoas com deficiências – reforçou.

Após a instalação dos brinquedos adaptados no Parque Tobogã, o próximo local a ser contemplado será o Parque das Águas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *