Prefeitura concluí entrega de quase 200 toneladas de alimentos
20 de abril de 2020
Zoológico de Volta Redonda realiza trabalho de reabilitação de animais silvestres
20 de abril de 2020


Divulgação de informações para as mulheres vira Lei em Volta Redonda

Lei em Volta Redonda – Página da Mulher, Lei da vereadora Rosana Bergone, fará parte do site oficial do município;

Dentro de 90 dias, as mulheres de Volta Redonda terão um espaço para buscar informações dirigidas a elas dentro do site da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. A Lei Municipal nº 5682, de autoria da vereadora Rosana Bergone (PRTB), publicada na edição nº 1591, do Jornal Volta Redonda em Destaque, órgão oficial do município,  garante a divulgação da “Página da Mulher”, no site www.voltaredonda.rj.gov.br, em local de destaque.

Na Página, de acordo com a Lei, deverá conter informações e números telefônicos da delegacia da mulher, serviços de apoio às mulheres, atendimento em saúde especializado e explicações sobre a Lei Maria da Penha. A Lei ainda exige que quanto aos locais de atendimento às mulheres, os dados deverão ser completos, contendo endereço, telefones e horários de atendimento. A implementação da Lei deverá ser feita dentro do prazo de três meses pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH).

“Esta é um Lei simples, mas que tem o grande objetivo de manter as mulheres informadas. Muitas vezes as informações são desencontradas e, a partir de agora, elas terão que ser organizadas dentro do site da prefeitura e com destaque”, ressalta a vereadora Rosana Bergone, que espera o cumprimento da Lei dentro do Prazo. “A cidade tem muitos serviços dirigidos às mulheres, mas eles precisam estar reunidos em um local de fácil”, disse a vereadora.

Ainda segundo Rosana Bergone, a maior parte dos serviços são dirigidos à proteção das mulheres, mas ela deseja que isso mude e que as mulheres possam encontrar também nesta página outras oportunidades. “As medidas de proteção e a violência contra a mulher são bandeiras que defendemos todos os dias. Mas as mulheres precisam também de oportunidade de emprego, igualdade no mercado de trabalho e ações voltadas para elas”, disse Bergone, que vai acompanhar a implementação da Lei e se coloca à disposição da SMIDH para colaborar no conteúdo da página.

Violência contra a Mulher – Na semana passada, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou um levantamento sobre a violência contra a mulher no Brasil. E, segundo o órgão, a violência aumentou neste ano de 2020 e o lugar mais perigoso é dentro da própria casa das vítimas. Os registros são de casos de feminicídio e violências psicológica, sexual e física com crescimento, em algumas regiões do país, de mais de 400 por cento.

“Esses registros da violência são preocupantes. E, neste momento da pandemia do Novo Coronavírus, as mulheres, que já sofrem com relacionamento abusivo, correm mais perigo porque não conseguem escapar do agressor devido ao isolamento em casa”, lembra a vereadora. “Por isso, quero alertar as mulheres que qualquer agressão, por parte do companheiro, deve ser denunciada”, Informa.

No Estado do Rio de Janeiro já é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet pelo https://dedic.pcivil.rj.gov.br/, e em todo o país, as denúncias podem ser feitas pelos números 190 (PM) e 180 (Central de Atendimento à Mulher), com anonimato de quem faz a denúncia.

Em Volta Redonda, as denúncias e violência podem ser feitas diretamente na DEAM (Delegacia Especializada da Mulher) localizada na 93ª DP, bairro Aterrado, ou pelo número: 3339-2279. Ou ainda pedir apoio das Patrulhas Maria da Penha da Guarda Municipal pelo telefone 3339-9025 ou da Polícia Militar pelo 190.

“Tenha em mente que a culpa da violência nunca é das mulheres. Não se sintam sozinhas, vocês têm alguém e autoridades para ajudar, mesmo nestes tempos de distanciamento social. Se amem mais e lutem por uma vida feliz e de paz”, finalizou a vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *