Polícia Militar flagra vaso com plantação de maconha em Rio das Flores
21 de outubro de 2020
Príncipe do Soul e da Solidariedade: Carlos Dafé comemora aniversário com live solidária
21 de outubro de 2020


Assistência Social realiza abordagem junto à população em situação de rua em BM

Serviço será realizado toda segunda-feira e tem a finalidade de encaminhar pessoas em vulnerabilidade social para atendimento no Centro POP

 Equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa realizaram nesta segunda-feira, 19, o serviço de abordagem noturna junto a moradores em situação de rua. A ação ocorreu na Rodoviária, no Centro; Avenidas Beira Rio e Domingos Mariano; bairro Ano Bom, viaduto próximo à UPA, e ponto de ônibus atrás da Igreja da Matriz de São Sebastião.

De acordo com a Secretária da Pasta, Ruth Coutinho, a Ruthinha, a idéia é criar uma agenda fixa de abordagem social noturna com a finalidade de conhecer melhor essa população. “A abordagem já é realizada durante o dia, mas sentimos a necessidade de fazê-la também à noite. Neste primeiro momento será feita toda segunda-feira e se houver necessidade faremos outros dias da semana. Precisamos saber se essas pessoas têm família, se existe possibilidade de restabelecer essa relação de vínculo familiar e social e de retornarem as suas casas. Também queremos identificar se são moradoras de Barra Mansa ou de outras localidades a fim de fazer o encaminhamento para sua cidade de origem”, destacou.

Ainda segundo a secretária, todos os 12 contatos estabelecidos durante a abordagem foram com usuários do Centro de Referência Especial para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop). “Reforçamos o vínculo com o equipamento e pedimos para que nos procurassem para restabelecermos os atendimentos individuais e buscarmos a viabilização de direitos básicos desses usuários. Eles muitas vezes esquecem que têm esses direitos ou até mesmo tem essa condição negada pela própria sociedade. Nas abordagens, também é realizado o trabalho de conscientização da sociedade em relação a essas pessoas, que são vítimas da vulnerabilidade social, para que ajude no encaminhamento ao Centro POP”, disse Ruthinha, ressaltando que por enquanto, em função da Covid-19, os atendimentos coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização no Centro POP estão suspensos.

 ABRIGO TEMPORÁRIO – Em março passado, em função da pandemia, a Prefeitura instalou um abrigo temporário, em parceria com o Grupo Acolher, no Centro de Lazer Feliz da Vida. Na época foram atendidas inicialmente 21 pessoas.

Elas receberem atendimento médico, alimentação e a oportunidade de transformar suas vidas com a realização de oficinas de panificação e de artesanato em pneus, além do plantio de hortaliças. Em julho, por intermédio da própria Prefeitura, 10 pessoas conseguiram retornar ao mercado de trabalho, com registro formal na carteira de trabalho.

Atualmente, o abrigo atende a 17 pessoas, mas tem capacidade para abrir novas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *