Passagem de nível será interditada no Centro, de Barra Mansa
15 de janeiro de 2021
Crianças são encontradas abandonadas dentro de carro no bairro Verbo Divino, em Barra Mansa
15 de janeiro de 2021


Castramóveis continuam com os serviços da prefeitura de Resende

Projeto itinerante, que iniciou as atividades em julho de 2020, visa atender cães e gatos nas áreas mais afastadas e zona rural

O projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pela Prefeitura de Resende, está atuando nos bairros Fazenda da Barra I e Surubi Velho. Os castramóveis, que já passaram por estes bairros, retornaram para a conclusão dos serviços no último dia 5. Os trailers são destinados, exclusivamente, para a castração de cães e gatos das áreas mais afastadas e zona rural da cidade.

O projeto pioneiro na região começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todas as medidas de segurança sanitária necessárias devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Depois, o projeto percorreu as seguintes localidades: distrito de Vargem Grande; Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III; Fazenda da Barra I; e Surubi. A escolha dos locais para execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Até dezembro de 2020, foram castrados 601 cães e gatos pelo projeto volante.

O diretor do Hospital Veterinário, Rodrigo Campos Teixeira, explicou como a população canina e felina do município podem ser beneficiadas pelo projeto itinerante implantado. “O projeto busca atender o público residente, principalmente, nas áreas mais afastadas e zona rural. Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é importante que o dono do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência de Resende, especificamente da localidade atendida pelo castramóvel. Posteriormente, a equipe do CCZ agendará data e horário para retorno, quando o animal será operado. No ato da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório”, informa.

Os dois castramóveis, que foram produzidos na cidade paulista de Botucatu, funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.

CASTRAÇÃO NO CCZ

Paralelamente ao projeto itinerante, no início de 2021, o CCZ retomou o atendimento de castração com sistema de agendamento e controle por senhas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com os atendimentos de animais de rua que apresentam alguma enfermidade e controle de doenças transmissíveis a seres humanos como raiva, febre maculosa, esporotricose e leishmaniose. O CCZ também desempenha atividades relacionadas ao combate à dengue, zika e chikungunya. O CCZ funciona das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, na Rua Euridice Paulina de Almeida, no bairro Vicentina II.

O Hospital Veterinário Público de Resende, situado na Morada da Colina, também realiza castração em cães e gatos em situação de emergência. De acordo com o levantamento de dados feito até o dia 22 de dezembro de 2020, foram efetuadas 571 castrações na unidade hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *