Policiais militares apreendem drogas na Cidade Alegria
23 de janeiro de 2022
Centro de Alzheimer Synval Santos amplia atendimento em Volta Redonda
24 de janeiro de 2022


Volta Redonda adere ao Programa Criança Feliz que vai atender crianças e gestantes

Iniciativa do SUAS é a principal voltada para atender a primeira infância

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da secretaria de Ação Comunitária (Smac), projeta ainda para o primeiro semestre de 2022, a implantação do “Programa Criança Feliz”, do Ministério da Cidadania. O programa visa estimular o desenvolvimento integral de crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social, na primeira infância – fase determinante para o desenvolvimento de habilidades de coordenação, memória e capacidade de aprendizado.

A iniciativa alcançará crianças com idade de 0 a 3 anos e gestantes que estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, e crianças com entre 0 e 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa irá funcionar nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A adesão passou por aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a ‘Branca’, o “Criança Feliz” é o principal programa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) voltado para atender a primeira infância. O município vai definir as políticas (assistência social, saúde, educação, direitos humanos, cultura, entre outros) que irão instituir o Comitê Gestor da primeira infância, que é uma instância de planejamento, tomada de decisão e acompanhamento do programa.

“A Smac, em parceria com outras secretarias do governo, estará envolvida para mudar a realidade dessas crianças. O programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos, vai encaminhar as famílias aos serviços públicos e políticas que necessitam, além de realizar acompanhamento das gestantes desde o pré-natal, preparando as mães em toda linha de cuidado, bem como o fortalecimento do vínculo familiar”, explicou.

A iniciativa tem como ponto central, a visitação domiciliar que será realizada por 23 visitadores e 2 supervisores, todos capacitados pelo governo.

“Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, etc. A troca com as famílias será rica e constante. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até seis anos na família. Por conta disso, vamos manter um comitê estratégico para mapearmos essas famílias e criarmos o plano de implantação”, anuncia o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco.

Munir explica também sobre a importância dos estímulos e cuidados até os 6 anos de idade para o desenvolvimento social da criança por toda a vida.

“A formação inicial é determinante. O caráter, as competências e a inteligência de uma pessoa são definidos nos primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante que a criança receba esse cuidado especial para que se torne um adulto mais preparado”, destacou o secretário.

O Programa “Criança Feliz” está em sintonia com as políticas públicas já desenvolvidas em Volta Redonda. “Cuidar das pessoas é o foco do nosso governo. As crianças do nosso município terão uma atenção especial a partir de mais um programa social. Começamos o ano de 2022 com mais ações para a população que mais precisa”, concluiu Munir.

Foto: divulgação.
Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *