Djalma Santos morre aos 84 anos
23 de julho de 2013
Papa pede aos jovens que saiam às ruas para levar ensinamentos da Igreja
25 de julho de 2013


Programa pretende impulsionar negócios entre montadoras e empresas regionais

Os incentivos do governo à indústria automobilística levaram ao crescimento do setor na última década. A participação do segmento automotivo no Produto Interno Bruto (PIB) da indústria saltou 45,6% em 11 anos, passando de 12,5%, em 2000, para 18,2%, em 2011. Os dados são de um estudo conduzido pela professora doutora Nara Simone Roehe, especialista em políticas industriais para o setor automotivo. O estado do Rio de Janeiro, em especial a região Sul Fluminense, tem papel fundamental na alavancagem desses números. As fábricas de automóveis localizadas em Resende e Porto Real têm movimentado a área automotiva no estado e são um dos fatores que asseguram ao parque industrial fluminense o título de segundo maior peso do Brasil.

No entanto, muitas empresas localizadas na região não conseguem subir no ‘trem do desenvolvimento’ do setor automotivo e ampliar seus lucros. Segundo o presidente do Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense), o principal motivo é a falta de qualificação de indústrias locais que atuam ou pretendem atuar neste segmento. “As montadoras e seus grandes fornecedores exigem das médias, pequenas e micro empresas da região ferramentas de qualidade que possam garantir o produto final adequado às suas especificações. Ou seja: elas querem fazer negócios com empresas certificadas em normas de qualidade internacionais. Mas como elas quase não encontram empresas com esse perfil por aqui, acabam fechando contratos fora do estado. É dinheiro indo embora”, argumentou a Henrique.

Para tentar reverter essa realidade, o APL Metalmecânico fará o lançamento nesta quinta-feira, dia 25 de julho, do ‘Programa Qualidade Automotiva’, em Porto Real. O objetivo é apoiar as empresas da região no processo de certificação para se tornarem fornecedoras ou subfornecedoras de montadoras de automóveis. Elaborado através de uma parceria entre o Sebrae/RJ e o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), o programa oferta treinamentos em ferramentas de qualidade, alinhados aos requisitos da cadeia automotiva brasileira e tendo como referência projetos similares de sucesso internacional.

 “A indústria automotiva requer níveis de classe mundial para a qualidade de produto, produtividade e competitividade, bem como para a melhoria contínua. Por isso, as montadoras insistem que seus fornecedores e subfornecedores adotem rígidas especificações técnicas estabelecidas em uma norma de sistema de gestão da qualidade para fornecedores do setor automotivo”, explicou Patrícia Neves, analista do Sebrae/RJ. Conhecida como ISO/TS 16949, a norma será amplamente detalhada durante o programa. “Além de aulas teóricas, os participantes terão aplicações práticas dos conceitos aprendidos durante o curso”, garantiu Patrícia.

Durante o lançamento do programa, que vai contar com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, representantes de empresas que já são fornecedoras das montadoras instaladas na região contarão o caminho que percorreram até fecharem negócios. “Esses depoimentos são importantes para que o empreendedor regional tenha a certeza que, de fato, a certificação nessa norma é um requisito mandatório para se fazer negócios com as montadoras”, revelou Henrique. As empresas interessadas em participar do lançamento do programa podem confirmar presença nos telefones (24) 3347-5845 | 3347-3481 | 3346-4323,

IQA

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças e outras entidades. Representante de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, atua em certificação de produtos, de serviços automotivos, de sistemas de gestão, publicações e treinamentos.

ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pela indústria, o International Automotive Task Force (IATF), para incentivar a melhoria tanto na cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação. Essa especificação alinha e substitui as normas existentes do sistema da qualidade automotivo americano, alemão, francês e italiano, incluindo QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva. Primeiramente publicada em março de 1999 e revisada em 2002, existem agora mais de 25.000 certificados emitidos em 80 países e economias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *