Junta Médica Permanente de VR oferece atendimento aos servidores
3 de abril de 2018
COHAB de Volta Redonda alerta sobre prazos para a atualização do cadastro habitacional
3 de abril de 2018


Volta Redonda recebe 150 estagiários para atuar na área de saúde

Estudantes de nível médio e superior participam de palestra para integração ensino serviço

Cerca de 150 estudantes, divididos em três grupos, foram recebidos nesta semana na Secretaria de Saúde de Volta Redonda com a palestra Integração Ensino Serviço. Coordenado pela divisão Área Técnica e Educação em Saúde, o encontro prepara os estagiários de enfermagem, técnicos em enfermagem e nutrição e psicologia para atuarem por seis meses na Rede de Assistência em Saúde do município.

Todo semestre, a secretaria recebe acadêmicos de cursos e escolas de nível médio e superior conveniados – Universidade Federal Fluminense (UFF), UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e Itec (Instituto Tecnológico de Capacitação) – para cumprir sua carga horária de estágio curricular supervisionado na Rede Municipal de Saúde.

Eles atuam na Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família; no setor de Saúde Mental, que faz parte do atendimento de média complexidade; e na Rede de Urgência e Emergência, no Pronto Socorro do Hospital Municipal Munnir Rafful.

“No início do estágio, esses futuros profissionais são acolhidos para conhecer as necessidades de saúde do município e esclarecer sobre as normas e diretrizes vigentes no trabalho em saúde com ênfase aos três níveis de atenção: básica, média complexidade e Rede de Urgência e Emergência”, esclareceu a coordenadora da Área Técnica e Educação em Saúde, Marcilea Dias de Sá Lima.

Além disso, a palestra apresenta os preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde), que norteia a política pública de assistência em saúde. E ainda conta com apoio da equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas), que expõe para os estudantes o fluxo de atendimento no caso de sofrerem um acidente com material biológico; e do setor de Epidemiologia, que alerta sobre imunização, avisando quais as vacinas devem tomar os profissionais da área de saúde.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, espera que além de aprenderem a parte técnica da profissão, na prática esses estudantes vejam a importância do cuidado com a população nos serviços de saúde. “Desejo boas-vindas aos estudantes, espero que aproveitem o dia a dia de cuidados com a população para se tornarem profissionais mais preparados. E, quem sabe, convivendo com as necessidades dos nossos  pacientes, desenvolvam gosto por atuar no serviço público”, disse.

A supervisora de Estágio da Faetec e coordenadora do curso Técnico em Enfermagem no Itec, a enfermeira Graziele de Almeida Rocha, afirma que a oportunidade de atuar na Rede Pública de Saúde “é uma oportunidade de ouro para os estudantes”, disse.

Marcele Cristine de Souza Silva Cunha fez curso técnico em enfermagem na Faetec e desde o início de fevereiro atua no setor de emergência do Hospital Municipal Munir Rafful. “Estou gostando da experiência e aprendendo muito. Com a abertura de vagas para estágio, a Secretaria de Saúde promove o nosso crescimento profissional”, acredita.

Graziele Guedes é estudante do sétimo período de nutrição do UniFOA e está ansiosa para começar o estágio. “Ainda será definido o setor que vou atuar, mas tenho certeza que tenho muito conhecimento a adquirir e até para trocar com os novos colegas e pacientes”, disse.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, dar oportunidade de estágio aos estudantes é o primeiro passo para formar profissionais de sucesso. “Aproveitar a oportunidade de aprender a profissão na prática, com quem já tem experiência, pode garantir o diferencial na carreira desses estudantes”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *