Ampliação das políticas públicas contra homofobia é tema de reunião
24 de maio de 2018
Amar inicia projeto Plantar Florestas para Colher Água
24 de maio de 2018


Prefeitura promove capacitação sobre Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Funcionários da Smac participam do curso que prevê oito encontros mensais; nesta quinta-feira, dia 24, foi realizada a 2ª etapa

Cem funcionários da Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) participaram na manhã desta quinta-feira, dia 24, da 2ª etapa do 1º Ciclo de Formação Continua do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A capacitação, que começou em abril, será realizada em oito encontros semanais, sempre das 8h30 ao meio-dia, no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado. As próximas reuniões serão nos dias 14 de junho, 12 de julho, 23 de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro e, o encerramento será em 22 de novembro.

Cada encontro do curso, que reúne assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, advogados e outros profissionais da secretaria, tem um tema específico. Nesta quinta-feira, dia 24, as palestras trataram de “Família, gênero, raça/etnia e orientação sexual: concepções e legislação nos serviços da Assistência Social na média e alta complexidade. Atribuições e responsabilidades”.

A assistente social Adriana Medalha, mestre em Política Social e doutoranda em Serviço Social, foi a palestrante. Ela atua como professora substituta na UFF (Universidade Federal Fluminense) e do Núcleo de Estudos da Zona Oeste (NEZO), responsável por toda a capacitação. Ela avisou que ao final da capacitação, todo participante receberá certificado. “O documento é um certificado de atualização que pode ser usado como título em concurso público”, explicou.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, a capacitação, organizada pelo Departamento de Proteção Social Especial da Smac, é uma das exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Um dos compromissos da gestão municipal é a busca pelo conhecimento e a formação permanente dos seus profissionais. Neste caso, o objetivo é o aprimoramento dos serviços sócio-assistenciais à população de Volta Redonda”, afirmou.

Na reunião deste mês, os assistentes sociais tiveram uma surpresa durante a capacitação. O secretário esteve no evento e fez sorteio de brindes entre esses profissionais pela passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. Os premiados com artesanato confeccionado pelos assistidos no Capd (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência) foram Andressa Costa Silva Vieira, que atua no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Siderlândia; Thaila Lacerda, que trabalha no CRAS Volta Grande; e Andréia Dias Sargento, do Abrigo Municipal.

Também assistiram a palestra a psicóloga Simone Pettersen, que atua no CRAS Santo Agostinho. Ela afirmou que a atualização profissional é um estímulo. “O entendimento do SUAS, da assistência como um todo, melhora as práticas de atendimento”, acredita. A pedagoga Rosilene Pisaneschi Martinho, que coordena o Centro Dia do Idoso, citou a espontaneidade da palestrante. “Adriana explicou de forma clara toda rede de assistência. Foi como uma conversa informal que nos trouxe muito conhecimento”, disse.

SUAS – A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado instituído pela Constituição Federal de 1988. A partir de 1993, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é definida como Política de Seguridade Social, compondo o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e Previdência Social.

A Assistência Social, diferentemente da Previdência Social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo por objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *