Inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher
31 de agosto de 2013
Homem é assassinado e mulher fica ferida em Volta Redonda
2 de setembro de 2013


?Cidadania em foco? leva serviços gratuitos para moradores de Barra Mansa

A Escola Municipal Argemiro de Paula Coutinho, no bairro São Luiz, em Barra Mansa, sediou neste sábado, dia 31 de agosto, a primeira edição do ‘Cidadania em Foco’. O projeto, realizado pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), levou diversos serviços sociais gratuitos para os moradores dos bairros São Luiz, Nova Esperança, Roselândia I, Roselândia II e Boa Sorte. Mais de 1,5 mil pessoas receberam atendimento nas tendas montadas na quadra da escola.

Profissionais das secretarias municipais de Assistência de Social, Educação, Saúde e Esporte e Lazer, além de estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Administração do UBM, prestaram atendimentos de saúde e forneceram orientação educacional, jurídica e de empreendedorismo para a comunidade. O Detran RJ e o Sine emitiram carteira de identidade e de trabalho, respectivamente. Houve também corte de cabelo gratuito e recreação infantil, com distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. A Banda Sinfônica do projeto Música nas Escolas se apresentou no início das atividades, que aconteceram das 09h às 16h.

O prefeito Jonas Marins prestigiou o evento durante a manhã. Ele ressaltou que o projeto é uma forma de aproximar o governo municipal da população. “Esta foi a primeira edição do Cidadania em Foco e percebemos que os moradores gostaram muito do evento: todas as tendas ficaram cheias, com gente buscando informações e aproveitando os serviços gratuitos. Até o final do ano, realizaremos outras edições do projeto na cidade”, garantiu Jonas.

A dona de casa Sara Novaes, do bairro Nova Esperança, aproveitou o evento para emitir a primeira via da carteira de identidade dos dois filhos e tirar dúvidas sobre pensão alimentícia. “Trazer esses serviços para o bairro facilita muito a nossa vida e economiza tempo”, contou a dona de casa. A estudante Giseli Andrade Manduca, de 15 anos, tirou dúvidas sobre o mercado de trabalho e garantiu a primeira via da carteira de trabalho. “Quando conseguir meu primeiro emprego, já vou ter a documentação nas mãos”, disse a estudante.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria José Cezar, informou que durante o evento, alunos do curso de Administração do UBM aplicaram um questionário socioeconômico com os moradores para identificar as carências e necessidades. “Com base no resultado desta pesquisa, vamos, em conjunto com outras secretarias da prefeitura, promover ações para atender essas demandas. Nosso objetivo é proporcionar efetivamente melhoria na qualidade de vida dos moradores de Barra Mansa”, garantiu Maria José, que classificou a primeira edição do evento como um sucesso. “A comunidade abraçou o projeto e participou efetivamente. Vamos levar o Cidadania em Foco para todos os bairros do município”, comprometeu-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *