Barra Mansa abre Semana da Pátria com desfile na Região Leste
2 de setembro de 2013
Saae BM apresenta projeto de elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
4 de setembro de 2013


Barra Mansa busca recursos para obras de contenção de encostas e enchentes

Prefeito e diretor executivo da Susesp se reuniram com Ministro da Integração Nacional

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o diretor executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Giovani Moreira, estiveram em Brasília, na última quinta-feira, dia 29, buscando recursos para obras de contenção de encostas e enchentes no município. Por intermédio do senador Inácio Arruda (PCdoB), eles se reuniram com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

 “No início deste ano, o município sofreu muito com as chuvas. Além de obras de contenção de encostas para recuperação de talude, precisamos também realizar obras de contenção de enchentes como medida preventiva. Algumas obras dessas obras estão sendo feitas com recursos próprios da prefeitura, mas não temos verbas para atender toda a cidade. Por isso, fomos buscar o apoio do governo Federal”, informou Jonas.

De acordo com o diretor executivo da Susesp, o ministro se comprometeu em liberar recursos federais para a construção de barragens no Rio Barra Mansa e no Córrego Laranjeiras, no bairro Vista Alegre. “Já estamos elaborando, junto com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), os projetos para apresentar ao ministro e conseguirmos esses recursos”, disse Giovani. Quanto às obras de contenção de encostas, o Ministério da Integração Nacional informou que só tem como liberar recursos em casos emergenciais. “O ministro explicou que, quando o município decreta estado de emergência, o governo municipal tem até 90 dias para solicitar recursos com o governo Federal para a recuperação de ruas e áreas degradadas”.

Segundo Giovani, existem 25 pontos mais críticos no município que a prefeitura está buscando recursos para a contenção de encostas. Entre esses pontos estão a Servidão da Matinha, no Boa Vista II; e Rua Enezir José Gonçalves, na Vila Independência. “Vamos buscar essas verbas junto ao Ministério das Cidades e também ao governo do Estado que, inclusive, já se comprometeu a liberar recursos para a obra que será feita entre as ruas L e Miguel Gomes de Souza, no Boa Vista II, onde ocorreram deslizamentos no início do ano. Encaminhamos o projeto ao governo do Estado e fomos informados que a documentação já está sendo analisada pela área técnica”, informou.

Contenção de encostas – Giovani comentou que, com recursos próprios, já foi realizada obra de contenção de encostas no bairro São Sebastião. Atualmente, está sendo feita a obra na Rua Orlando Brandão, na Vila Orlandélia, onde ocorreu o desabamento de três prédios, em julho de 2011. A previsão é de que esta obra seja concluída em 90 dias. “No dia 28 de agosto, licitamos as obras de contenção da Rua São Vicente de Paula, no bairro São Domingos, que terão início no próximo dia 10 de setembro”, acrescentou.

De acordo com o diretor executivo da Susesp, o órgão também está executando contenções de pequeno porte nas ruas Vereador Joaquim Boa Morte, no bairro Vila Coringa; São Francisco, no Paraíso de Cima; e São Marcos, no Boa Vista II. “Já estamos com o projeto pronto também para realizar obras de contenção nas ruas F1, no Nove de Abril; K1, no Boa Vista II; e K, na Vista Alegre”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *