CSN não vai mais fechar a portaria do Retiro
27 de setembro de 2013
Colisão deixa duas pessoas feridas na Lúcio Meira
29 de setembro de 2013


Emoção marca abertura dos Jogos Estudantis 2013

Desfile das delegações, execução do Hino Nacional e condução do Fogo Olímpico foram marcantes

Emoção é a palavra que define a abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2013. A cerimônia, realizada na tarde desta sexta-feira (dia 27), no Ginásio Poliesportivo da Ilha São João, teve vários momentos marcantes. Representantes dos 12 mil alunos/atletas que participarão dos jogos começaram a festa com o desfile das delegações – 65 ao todo – escolas municipais, estaduais e particulares mandaram seus atletas, algumas entidades cruzaram a quadra com apenas um aluno, mas todas foram muito aplaudidas pelo público e pelas autoridades.

O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Carlos Roberto Paiva; pela secretária municipal de Esporte e Lazer (Smel), Rejane Campos; pelo presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda José Luiz de Sá; pela chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SME), Eliana Azevedo Molina; e pelo diretor do departamento de Lazer da Smel, Daniel de Carvalho; além de profissionais de educação física e pais de alunos.

A execução do Hino Nacional foi outro momento de emoção, talvez ainda empolgados pela comoção que era cantar e ouvir o hino nos estádios de futebol durante a Copa das Confederações aqui no Brasil, os jovens soltaram a voz. Em seguida, foi a vez de acender a Pira Olímpica, mesmo que simbolicamente, para evitar acidentes. O Fogo Olímpico foi conduzido pelo estudante Daniel Medeiros Vaz Neto e reverenciado por alunas do Curso de Ballet Clássico do Programa Segundo Tempo do Ginásio da Ilha São João.

Após o show de fogos, o lado sério da competição, o juramento do atleta ficou por conta da estudante Rhayane Belo Guimarães, da Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu. E todos estenderam o braço direito e repetiram as frases da colega atleta.

Para encerrar, José Luiz de Sá agradeceu a presença e o empenho de todos na realização dos jogos; Rejane lembrou dos tempos de atleta: “fui jogadora de vôlei por 15 anos e atuei na Seleção Brasileira”, lembrou, acrescentando que também começou a carreira na escola. “Quem sabe não sai daqui de Volta Redonda um atleta para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016?”.

Paiva encerrou os discursos lembrando da importância de se incentivar o esporte amador. “É das escolas que saem os atletas do futuro. Aproveitem a oportunidade que o município de Volta Redonda está dando a vocês. Os Jogos Estudantis, além de esporte, são oportunidade de troca de experiências de crescimento como cidadãos”, disse.

Quando todos esperavam que as emoções tinham ficado para trás, a equipe de ginastas de trampolim de Volta Redonda, formada por atletas de várias idades, assumiram o ginásio e deram um show, provocando gritos e suspiros da plateia.

JEVRE – O Jevre é disputado em seis categorias: sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18; com equipes masculinas e femininas. Os jogos são realizados até o dia 8 de novembro em quatro Ginásios Poliesportivos Municipais; no Mini Estádio, no Parque Aquático e no Pavilhão da Ilha São João; no Clube Náutico; e no Recreio do Trabalhador. As modalidades são: vôlei, xadrez, futsal, judô, basquete, handbol, futebol society, natação, atletismo, e tênis de mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *